Máscaras caseiras e rotinas de skincare para testar no período de isolamento

Por Redação
Máscaras caseiras e rotinas de skincare para testar no período de isolamento
Máscara à base de pepino hidrata e reduz inchaços da pele (Foto: iStock)

Manter uma rotina diária de cuidados e diminuir o uso de maquiagem, durante o isolamento social, garante que a pele respire e rejuvenesça. Uma forma simples e prática de manter o skincare em dia é apostar em máscaras caseiras e massagens faciais relaxantes.

Segundo a doutora Mayara Maia, farmacêutica especializada em estética avançada e doutora em Biotecnologia, há cinco etapas de tratamento para a pele: Limpeza, Esfoliação, Tonificação, Hidratação e Fotoproteção. Com exceção da limpeza – que deve ser feita diariamente, pela manhã e à noite, com um sabonete em barra ou líquido específico para o tipo de pele da pessoa -, em todas as outras etapas é possível substituir industrializados por receitas caseiras.

LEIA MAIS >> Dez exercícios para jovens e idosos fazerem em casa durante a quarentena

Confira alimentos e hábitos saudáveis que melhoram a imunidade

Confira as máscaras ideais para cada passo:

  • Esfoliação

“O ideal é que seja feita uma vez por semana para remover partículas mortas e melhorar a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada, além de desobstruir os poros e limpar profundamente”, sugere a profissional. As sementes de maracujá possuem alto poder esfoliantes e são a dica da vez:

Esfoliante de sementes de maracujá

Ingredientes: Sementes de maracujá e óleo de coco

Como fazer: Faça um suco de maracujá, normalmente, sem açúcar, coe as sementes trituradas e reserve-as. Separe 3 colheres de sopa de semente para cada 2 colheres de sopa de óleo de coco. Misture os ingredientes e aplique. A receita rende até duas aplicações no rosto. Caso queira aplicar no restante do corpo, basta aumentar a quantidade de ingredientes, respeitando a proporção. Dura até 3 dias com óleo de coco e até 10 dias com óleos essenciais.

  • Tonificação

O alecrim, juntamente com o vinagre de maçã, é um excelente tônico facial, de acordo com Mayara. “O alecrim estimula a circulação, tem propriedades anti-acne, anti-inflamatória e analgésica, além disso combate a vermelhidão causada por espinhas. O vinagre de maçã complementa a ação porque limpa profundamente os poros e controla o pH”, explica.

Tônico de Alecrim

Ingredientes: 3 folhas de alecrim fresco, 1/2 xícara de água mineral e 1/2 xícara de vinagre de maça

Como fazer: Primeiro, macere as folhas de alecrim fresco com vinagre de maçã, depois acrescente a água, misture e reserve por 30 minutos. Rende algumas aplicações. Você deve molhar o algodão com a solução e passar em todo o rosto 1-2 vezes ao dia. Conservar na geladeira.

  • Hidratação

Composto por 95% de água, o pepino possui vitamina C e ácido cafeico, que hidratam e ajudam a reduzir inchaços e tratar irritações na pele de forma natural. Já a aveia cria uma película protetora sobre a derme, mantendo a hidratação.

Máscara de pepino e aveia

Ingredientes: 1 pepino pequeno, 1 xícara de aveia, e 1 colher de chá de iogurte natural

Como fazer: Faça uma pastinha misturando o pepino e a aveia e, por fim, adicione o iogurte. Reserve por meia hora na geladeira. Passar a máscara no rosto toda noite e deixar agir durante 30 minutos e, então, enxaguar.

  • Fotoproteção

Mesmo recluso em casa e longe do sol, você está exposto à radiação emitida por lâmpadas artificiais, celulares, computadores e TVs, o que corresponde a cerca de 40% da radiação total que o ser humano recebe, sendo a maior responsável pelo envelhecimento precoce da pele.

“Sabe-se que não se pode substituir facilmente o fotoprotetor por receitas caseiras, mas na ausência dele, podemos utilizar máscaras que diminuam a probabilidade de surgimento de manchinhas e o envelhecimento precoce”, indica a farmacêutica. A laranja e a cenoura são boas alternativas pois são fonte de antioxidantes, betacarotenos, vitaminas e tantos outros elementos que dão firmeza e hidratação para a pele.

Máscara de cenoura com laranja

Ingredientes: 1 cenoura, 1 laranja (suco) e 1 colher de mel

Como fazer: Comece lavando e cortando a cenoura em pedaços pequenos. Em seguida, bata no liquidificador junto com o suco de laranja. Por fim, adicione uma colher de mel. Use um algodão para aplicar em especial nas regiões como: pescoço, queixo, bochechas, região dos olhos, boca, etc. Deixe agir por 20 minutos e, em seguida, retire-a com água fria. Aplicar 3 vezes por semana pelas manhãs.

Mixed orange and carrot juice on wooden background

Massagem relaxante

Responsável pela beleza de artistas como Camila Pitanga e Laura Neiva, a beauty artist Carla Biriba desenvolveu há cinco anos uma técnica de massagem facial relaxante para o rosto que promete diversos benefícios: ativar a circulação da pele, reduzir o estresse, eliminar o inchaço e até remover células mortas.

Com movimentos delicados e precisos, a automassagem deve ser realizada todos os dias. Confira um tutorial:

Fotos: iStock

Veja também