10 mar 2025 | Canal MT
Titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa tem longa trajetória na gestão pública. Em entrevista à Márcia Travessoni, publisher da Plataforma MT, Helena falou sobre sua trajetória pessoal e profissional no campo cultural no primeiro episódio do Mulheres Extraordinárias.
LEIA MAIS >> Prêmio RioMar Mulher: conheça as homenageadas em 2025
Márcia Travessoni recebe Elisabete Gaspar em evento exclusivo
Graduada em Ciências Sociais, é especialista em Gestão e Políticas Culturais e realiza pesquisas nas áreas da Antropologia Visual, Cultural e Política. Somando mais de 20 anos de atuação no campo cultural, a Secretária possui larga experiência como gestora, produtora e pesquisadora.
Em sua trajetória na gestão pública, marcou presença na coordenação de Pontos de Cultura na Secult Ceará, na direção de formação e criação no Instituto Ecoa e na gestão do Centro Cultural Porto Dragão, além de ter atuado como superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Durante a conversa, Helena ressaltou a importância de incentivos públicos voltados à formação das juventudes. “Eu sou o resultado de um investimento em política pública. Se eu, com uma porta aberta, consegui construir outro caminho e, na minha trajetória, eu fui também possibilitando outras pessoas de ascender… O meu trabalho vai jogando sementes. Eu não estou mais sozinha faz muito tempo, porque eu joguei sementes.”
Lançado em 2019, o projeto Mulheres Extraordinárias conta as histórias de personalidades que se destacam na vida pessoal e profissional. Em diferentes áreas, como empreendedorismo, arte, política e ciência, são mulheres que inspiram outras mulheres a conquistarem seu espaço e construírem sua própria trajetória. O projeto Mulheres Extraordinárias 2025 é realizado em parceria com Moura Dubeux, Grupo Diamantes e Extrema Jaguar Land Rover.