Cearense vence concurso da Melissa com projeto que mescla culturas do Brasil e Japão

Por Itallo Rocha
Cearense vence concurso da Melissa com projeto que mescla culturas do Brasil e Japão
Designer de moda se baseou em referências histórico-culturais dos países para desenvolver uma nova peça para a grife de sapatos. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A designer de moda cearense Carla Colares venceu o Melissa/Next 2020, concurso promovido pela grife de sapatos que objetiva destacar talentos independentes. Como inspiração para desenvolver um novo calçado para a marca, ela se baseou em referências histórico-culturais do Brasil e do Japão, que resultou no “Geometric Rupture”. De acordo com a autora, a peça busca vestir mulheres irreverentes, fortes e cheias de cor.

Ela conta que partiu do movimento concretista brasileiro com o grupo ruptura, a arte contemporânea com a escultura ‘The London Mastaba’ e que se inspirou nos tamancos geta, de origem tradicional japonesa. A valorização da cultura local, garante – na pintura, música, cinema, moda ou design – é algo presente nos trabalhos que elabora.

LEIA MAIS >> Cearense é selecionada em projeto de Ana Isabel Carvalho Pinto e Costanza Pascolato

David Lee é o único cearense na lista Under 30 da Forbes Brasil

“Meu design transmite uma ruptura de cor no espaço através de um calçado com formas geométricas. Busquei referências no mundo da arte e foi um processo muito rico, o que fez o resultado ser único. A minha Melissa é fruto desse processo criativo, várias pequenas referências que me inspiram na criação de um design”, narra.

‘Geometric Rupture’, collab de Carla Colares com a Melissa

O concurso, que abriu em março deste ano, lembra Carla Colares, teve dois meses de inscrições, e os candidatos tinham que enviar um projeto para a marca, contando a ideia que haviam pensado, com inspirações e um design. Competindo com quase 3 mil pessoas, ela foi escolhida para ocupar um dos cinco lugares na final do concurso, que foram selecionados pela própria Melissa.

“Depois foi a segunda etapa de votação popular, na qual recebi enorme apoio da minha família, dos meus amigos e de várias pessoas que conheci durante os oito dias de votação. Ganhamos com 47% dos votos. Foi incrível. Eu não acreditei. Foi o melhor dia da minha vida. […] Quando vi que eu fui a vencedora, tive uma sensação indescritível. Estou em êxtase até agora e provavelmente pela vida inteira”, exclama a cearense.

Carla Colares competiu com quase 3 mil pessoas no Melissa/Next 2020

Homenagem

A vitória tem um gosto especial, pois, embora tenha participado de muitos concursos na área, este foi o primeiro que foi a finalista, bem como a ganhadora de um. O apoio do estado do Ceará, avalia, foi inestimável. “É a primeira vez que o projeto está sendo feito no Brasil, sendo muito legal ser a primeira a fazer parte dessa história“.

Por ter sido eleita vencedora, ela ganhou uma viagem para Londres, com direito a passagem aérea, transfer, deslocamentos, refeição e hospedagem de 7 dias, além de royalties da nova peça elaborada pela Melissa. “Tenho direito a viagem até o fim do ano. Assim que for seguro novamente transitar com certeza irei comemorar muito”, explica Carla Colares.

O prêmio, relata, é totalmente dedicado ao avô, Hélio Colares, que morreu vítima do novo coronavírus há alguns dias e que sempre a apoiou na carreira, assim como a família. Todos, embora sempre conscientizassem a designer de moda sobre as dificuldades da profissão, a encorajavam de que seria um caminho árduo, porém recompensador.

“Nunca esqueço quando o vovô, o seu Hélio Colares, me disse que eu era muito corajosa nas minhas escolhas. Vai ficar pra sempre na minha memória. Estou muito feliz e muito emocionada de fazer o nome dele estar no mundo”, rememora.

Veja também