
“Deixa levar / Deixa lavar / Deixa levar”. Entoando essa estrofe como um mantra, a cantora e multi artista cearense Clara Dourado dá start a sua carreira musical com o lançamento do single “Mantra do Mar“, já disponível nas principais plataformas digitais.
A música nasceu no final de 2020, mesmo ano em que veio ao mundo o primeiro filho da artista, Martin Annabi. E foi a partir da força e dos desafios enfrentados no puerpério que Clara apresenta ao mundo duas facetas artísticas, a de cantora e compositora.
LEIA MAIS >> Bell Marques anuncia live de Carnaval; Ivete Sangalo e Claudia Leitte devem fazer também
ONU lança música com a participação de Alejandro Sanz, Sandra de Sá e Carlinhos Brown
“A canção fala não só da potência do amor (que inclusive pode ser o amor próprio), mas da confiança em si, de ouvir a própria intuição, seguir a bússola interna e navegar nessas águas com coragem”,
afirma Clara Dourado.
Nascida e criada dentro do Maracatu cearense, Clara leva também essa ascendência para a canção. Filha de Calé Alencar, desfilou durante vários anos pela avenida Domingos Olímpio no Carnaval de Fortaleza entoando o bumbo e a caixa do Maracatu Nação Fortaleza. Mergulhando na própria história, a artista trouxe a batida do maracatu para o ritmo da música.
A canção foi concebida aos poucos. Pelas estrofes, passeiam referências que vão desde as aulas de teatro em São Paulo, bem como a cor dos olhos da avó materna, até os momentos de conexão pessoal nas águas do mar. Era nele que Clara buscava a calma e as respostas para momentos de questionamentos internos.
O primeiro single de Clara também fala de fé. “Esse refrão era meu mantra pessoal que eu cantava sempre que precisava de uma benção, uma guiança, uma luz de Iemanjá”, relembra a cantora.
Produção
A primeira versão da música teve produção de Claudio Mendes. Já a versão final, que está disponível para o público, foi produzida por Caio Castelo. Clara e Caio se conhecem desde a faculdade de Jornalismo e trouxeram essa parceria de longa data para este trabalho.

Na sonoridade, o Maracatu veio intuitivamente. Depois, com a intenção e repetição de mantra do refrão, veio a ideia de dar uma pegada com um toque de groove. A guitarra fica por conta de Clau Aniz e a percussão é de Kadu Lopes. O multi instrumentista e professor toca com Clara desde criança no Maracatu Nação Fortaleza. “Ele é meu irmão de batuque e fico imensamente feliz em ter esse elo também numa composição autoral minha”, reforça a cantora.
“Mantra do Mar” é a primeira canção do projeto musical Cristalina que será lançado ainda no primeiro semestre de 2021. “Eu acredito que num ano como esse todos precisamos nos conectar com nossas forças internas e ter um olhar mais atento e empático com o todo”, finaliza Clara.
Ouça “Mantra do Mar”, de Clara Dourado: