Conheça cinco personagens marcantes de Roberto Bolaños para além de ‘Chaves’

Por Rosi Melo
Conheça cinco personagens marcantes de Roberto Bolaños para além de ‘Chaves’
Bolaños morreu em novembro de 2014, aos 85 anos. Foto: Reprodução

Se estivesse vivo, Roberto Gómez Bolaños estaria completando 91 anos nesta sexta-feira (21). Diretor, produtor, compositor e escritor, o eterno “Chaves” construiu uma carreira de sucesso, sendo o responsável por criar mais de cem personagens e dezenas de séries e filmes durante seis décadas de trajetória nas artes.

Em sua memória, o Site MT relembra personagens marcantes do comediante mexicano, para além de “Chaves”:

LEIA MAIS >> Confira cinco comédias que marcaram a carreira de Jennifer Aniston

Confira cinco momentos marcantes da carreira de Britney Spears

Doutor Chapatín

Bolaños estreou como ator em 1968, no programa “Los supergenios de la mesa cuadrada”, interpretando o Doutor Chapatín. De gênio difícil e audição falha, o personagem era um senhor de idade que se aborrecia facilmente e adorava bater nas pessoas com uma sacola de papel.

Com apenas meia hora de duração, o show satirizava telejornais. No elenco, artistas como Ramón Valdés, Maria Antonieta de las Nieves e Rubén Aguirre, que mais tarde se tornariam conhecidos por interpretar, respectivamente, Seu Madruga, Chiquinha e Professor Girafales em “Chaves”.

Chapolin Colorado

Com o aumento da audiência de “Los supergenios de la mesa cuadrada” (que mais tarde viria a se chamar “Chesperito” em homenagem a Bolaños), em 1970 o ator deu vida ao super-herói Chapolin Colorado. Sucesso imediato, o personagem conquistou o público com seu jeito atrapalhado e o autêntico uniforme vermelho e amarelo.

Jargões da série, como “E agora, quem poderá me defender?”, “Sigam-me os bons!”, “Não contavam com a minha astúcia” e “Minhas anteninhas estão detectando a presença do inimigo”, marcaram gerações…

“O Chapolin Colorado” se tornou o primeiro seriado mexicano a ser vendido para outros países. Ao longo de 40 anos, foi exibido em mais de 90 países, incluindo o Brasil.

Chaveco

Chaveco (ou Chompiras, em espanhol) era o nome do personagem interpretado pelo comediante em Los Caquitos, uma esquete do programa “Chespirito”. O ladrão não muito inteligente assombrava a vizinhança com roubos na companhia do parceiro Peterete, encenado por Ramón Valdés.

Dom Caveira

Em “Dom Caveira”, outra esquete de “Chesperito” gravada em 1994, o comediante vive Carlos Vieira, um viúvo dono de uma funerária que sempre dá em cima das viúvas que frequentam o local. Cultivava o desejo de que houvesse cada vez mais mortos para enriquecer os negócios.

Vicente Chambón

Exibida pela primeira vez em meados de 1979, no México, “La Chicharra” teve a responsabilidade de substituir a série “O Chapolin Colorado”, encerrada no mesmo ano. Bolaños vive Vicente Chambón, um repórter desajustado que investiga casos bizarros e imprevisíveis para o jornal O Ratchet. O programa teve fim no mesmo ano de estreia e nunca foi exibido na TV brasileira.

Fotos: Reprodução

Veja também