Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Documentário conta história dos mestres da cultura do Cariri; veja na íntegra

30 jun 2021 | Entretenimento

Por Redação

A obra traz depoimentos dos mestres, que contam as próprias histórias enquanto guardiões das tradições e saberes de uma das regiões de maior riqueza cultural no Brasil. (Foto: Divulgação)

Foi lançado, na noite de quarta-feira (30), o documentário Museus Orgânicos, produção do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac Ceará) que reúne registros e saberes dos mestres da cultura do Cariri. A obra foi apresentada durante uma live no YouTube e já está disponível na Fecoplay, plataforma de streaming do Sistema Fecomércio. A obra já está disponível na plataforma de streming do Sistema Fecomércio, a Fecoplay.

LEIA MAIS >> Veja todas as peças da collab de Ronaldo Fraga e Senac CE desfiladas no SPFW

Mumutante: artista cearense usa memórias da Sabiaguaba para fazer música preta

A obra traz depoimentos dos mestres, que contam de forma emocionante as próprias histórias enquanto guardiões das tradições e saberes de uma das regiões de maior riqueza cultural no Brasil. Além disso, mostra o Memorial do Homem Kariri, na Fundação Casa Grande, e até os registros do Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino, Museu Casa dos Pássaros do Sertão e Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto.

O filme também é uma homenagem in memoriam ao mais velho dos irmãos Aniceto, que faleceu em outubro do ano passado, após mais de oito décadas de dedicação à arte popular. Além de estrelar o documentário, os Museus Orgânicos foram também inspiração para a coleção Terra de Gigantes, do estilista Ronaldo Fraga, que abriu a 51ª edição do São Paulo Fashion Week no último dia 23.

O documentário foi lançado durante transmissão ao vivo no canal do YouTube do Sesc Ceará e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; o secretário de cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; o gerente de cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins; o estilista Ronaldo Fraga; e o estilista e ex-aluno Senac David Lee. A live foi mediada pela diretora da Fundação Casa Grande, Fabiana Barbosa

Roteiro

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, os museus também são uma forma de movimentar a economia local. (Foto: Divulgação)

Com roteiro e direção da publicitária Raquel Barros, o filme é narrado pela atriz Joana Limaverde, e traz trilha sonora original, criada e executada por músicos do Cariri, com a produção musical de Dudé Casado e do Estúdio Casa de Pedra.

“Não deixa de ser o início de uma prospecção turística de museus e de saberes que podem ser incorporadas com palestras, shows e com outras coisas que, posteriormente, com o decorrer do tempo, eu tenho certeza, vão se associando. Nosso objetivo é que tudo se torne uma célula viva, como é o próprio museu. Ele é vivo porque retrata o dia a dia desses seus personagens”, disse o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.   

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE