Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Veja todas as peças da collab de Ronaldo Fraga e Senac CE desfiladas no SPFW

23 jun 2021 | Moda

Por Redação

A coleção homenageia os grandes mestres da cultura popular do Cariri como o mestre Espedito Seleiro, de Nova Olinda, Ceará. (Foto: Augusto Pessoa)

A resistência cultural, o Cariri cearense, a miscigenação cultural, a multi religiosidade brasileira e a imensidão do Nordeste, tudo reunido em um grande epicentro artístico. É assim a coleção “Terra de Gigantes”, collab do estilista Ronaldo Fraga com os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac Ceará), projeto inspirado nos Museus Orgânicos, desenvolvido pelo Sesc em parceria com a Fundação Casa Grande. O Site MT traz fotos de todas as peças do desfile que abriu, nesta quarta-feira (23), a 51º edição do São Paulo Fashion Week. A atriz e modelo cearense Suyane Moreira, 37, estrela o ensaio fotográfico com as peças da coleção.

LEIA MAIS >> Collab de Ronaldo Fraga com alunos do Senac CE será lançada no SPFW

Cearense Valentina Sampaio é a nova embaixadora da Victoria’s Secret

Com peças confeccionadas a partir de uma única base de tecido 100% linho, a coleção traz muitos bordados e poucas estampas – ao contrário do que se espera do trabalho do estilista -, dando lugar a uma explosão de cores em referência ao multicolorido Cariri Cearense. Além disso, também é evidente referências aos ex-votos dos romeiros que visitam o Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e ao trabalho do mestre Espedito Seleiro, de Nova Olinda, que mantém uma loja e ateliê onde revende peças exclusivas feitas em couro de fabricação familiar. 

A coleção traz forte influência da religiosidade brasileira. (Foto: Augusto Pessoa)

Gigantes

“Em Terra de Gigantes falo sobre a miscigenação característica da região, dos filhos que são frutos das mais variadas misturas: índios Kariri, escravos, africanos malês de origem mulçumana, cristão novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal. Mistura que é também a base de todo povo brasileiro”, afirma Ronaldo Fraga. 

O nome “Terra de Gigantes”, inclusive, é uma referência aos grandes mestres culturais da região. “Falamos de um povo que ainda preserva uma inocência nobre e olhar puro, de muita paixão pela terra”, ressalta o estilista. De acordo com ele, o Nordeste representa a grande amálgama da cultura brasileira, tendo o Cariri Cearense, ao sopé da Chapada do Araripe, como epicentro. “Provavelmente é onde somos mais mestiços enquanto povo brasileiro”, atesta. 

(Foto: Augusto Pessoa)

Processo criativo

Reunidos de maneira remota semanalmente, alunos do Senac CE e o estilista desenvolveram um processo criativo em que compartilharam pesquisas e técnicas para a construção da coleção, inspirada nos Museus Orgânicos e Mestres da Cultura do Cariri. “Foi muito enriquecedor chamar atenção para o olhar deles sobre algo que está ali e eles mesmos não conhecem sobre a própria cultura”. 

(Foto: Augusto Pessoa)

O processo criativo por trás da collab foi tema de um bate-papo no YouTube do Senac Ceará, nesta quarta-feira, com o estilista, e teve mediação de Beatriz Guedes, consultora de Moda do Senac Ceará. Além disso, contou com a presença de Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc Ceará; Ariane Morais, instrutora de Moda do Senac Crato; e da aluna do Senac Crato, Ísis Xenofonte

Confira mais fotos da coleção!

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE