Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Dragão do Mar homenageia o artista Sérgio Pinheiro durante Semana Nacional dos Museus

17 maio 2021 | Entretenimento

Por Redação

A programação inclui oficinas, palestras e ações educativas. Confira! (Foto: Reprodução/Governo do Estado do Ceará)

Em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, será realizada a 19ª edição da Semana Nacional dos Museus, ação promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e integrada pelos Museus do Dragão do Mar. Entre 17 e 22 de maio, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) participam com ações virtuais com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Na ocasião, será homenageado o artista cearense Sérgio Pinheiro, falecido esta semana. O artista ficou conhecido pelo trabalho como pintor, desenhista, escultor e gravador. 

LEIA MAIS >> Fotógrafo registra Padre Cícero ao redor do mundo para homenagear a avó

Fotógrafa cearense se destaca com ensaios de família na Austrália 

Para Valéria Laena, gestora do Núcleo de Museus do Dragão, o tema da Semana reflete o atual momento e lança luz sobre novas possibilidades. “O futuro dos museus é agora! Tem sido com criatividade e responsabilidade que novas formas de trabalhar, principalmente no meio virtual, imperativo em época de pandemia, façam os museus encontrarem novos públicos e, de fato, parece haver uma troca mais positiva e sólida para juntos usufruirmos arte e cultura, refletirmos sobre nossas memórias e histórias, repensarmos nossos acervos, ampliando nossos olhares”, afirma Laena. 

“A Semana dos Museus é um evento anual importante para que, de alguma forma, os museus do Brasil se comuniquem e interajam. Neste momento, compartilhar e conhecer os desafios vividos por cada uma dessas instituições gera uma força de ir em frente, construindo ações museológicas importantes, mesmo que no mundo virtual, e assim descobrir cada vez mais o que pode um museu”, afirma Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão.  

Destaques 

Além de mediação com escola em plataforma fechada, a programação inclui debates ao vivo, oficinas e lançamento de publicação digital, que serão realizadas nos canais de comunicação do Dragão do Mar, do MCC (@mcc_dragaodomar), do MAC (@macdragao) e da Secretaria de Cultura do Ceará. A programação gratuita e livre terá boa parte das ações acessíveis em libras.

Abrindo a programação dos Museus do Dragão na Semana Nacional dos Museus, na segunda-feira (17), a partir das 16h, o MAC Dragão lança no Instagram a video-oficina “Museus de papel”. Inspirada nas experimentações construtivistas presentes nas obras dos artistas visuais Hélio Rôla e Sérgio Pinheiro, que podem ser conferidas nas exposições “Um Atlas para Hélio Rola” e “Um desvio nem sempre é um atalho”. A oficina será ministrada pela educadora Carla Vieira, que convida os espectadores a reaproveitarem pequenas caixas de papelão para elaborarem seus próprios museus de papel.

Obra “Coqueiral”, do artista Sérgio Pinheiro. (Foto: Reprodução)

Já na terça-feira (18), às 18h, os educadores Renata Frota, Kauan Pirani, Antônio Jarbas e Andrea Dalveroni, que integram os núcleos educativos do MCC e do MAC Dragão, irão refletir sobre possíveis caminhos para a atuação educativa em espaços museais e o papel social desses espaços. A live “Que museu queremos?” também compõe a programação do Sistema de Museus do Ceará e será transmitida no canal da Secult Ceará. 

Outra ação que também integra a programação do Sistema de Museus do Ceará e será transmitida no canal da Secult Ceará será a live “Projeto Acesso e acessibilidade em museus: uma história educativa”, que será realizada na quarta-feira (19), às 15h. Mediada pelo educador João Paulo Lima, a conversa reunirá Carlos Viana, Lara Lima e Márcia Moreno, membros do Projeto Acesso, para lançar luz sobre novos caminhos para a inclusão de pessoas com deficiência, revisitando ações já realizadas e debatendo novas possibilidades para a acessibilidade nos espaços museais do futuro. 

Programação

17 de maio (segunda-feira)

16h – Video-oficina “Museus de papel”

Local: Instagram do MAC Dragão (@macdragao)

Acessível em Libras  

18 de maio (terça-feira)

18h – Ação Educativa – Live “Que museu queremos”?

Local: YouTube da Secult-CE

19 de maio (quarta-feira)

15h – Ação Educativa – Live “Projeto Acesso e acessibilidade em museus: uma história educativa?”

Local: YouTube da Secult-CE 

Acessível em Libras 

20 de maio (quinta-feira)

Turno da tarde – Ação Educativa – Museu vai à Escola on-line

Local: Plataforma fechada no Google Meet

16h – Ação Educativa “Conversas de Museu”

Local: YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

Acessível em Libras  

21 de maio (sexta-feira)

16h – Lançamento – Publicação Virtual “Que museu queremos para o futuro?”

Local: Instagram do Dragão do Mar (@dragaodomar) e do MCC (@mcc_dragao)

22 de maio (sábado)

16h – Vídeo-oficina “Sentimentos Gravados”

Local: Instagram do MAC Dragão (@macdragao)

Serviço – Museus do Dragão do Mar participam da 19ª Semana Nacional dos Museus

De 17 a 22 de maio de 2021

Assista nos canais de comunicação do Dragão do Mar, do MCC, do MAC e da Secult

Programação gratuita e livre

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE