logo

Espaço Mostra Iguatemi abre para visitação com exposição ‘Veredas’

Por Cintia Martins
Espaço Mostra Iguatemi abre para visitação com exposição ‘Veredas’
Espaço Mostra Iguatemi dará visibilidade às obras de artistas locais a fim de aproximar o público da arte desenvolvida no Ceará. Obra de Fernando França. (Foto: Divulgação)

O Shopping Iguatemi Fortaleza inaugura hoje (15) o Espaço Mostra Iguatemi com a exposição “Veredas”, uma coletânea com 80 obras dos artistas cearenses Fernando França, Vando Figueiredo e Carlos Lebran. A mostra fica em uma área de 600 m² na expansão e permanece em cartaz por três meses, com acesso gratuito e aberta ao público em geral.

LEIA MAIS >> Exposição inédita do cearense Stênio Burgos marca reabertura do Espaço Cultural Unifor

Multiarte reabre ao público com exposição ‘Luciano Figueiredo: Próxima Parada’

A construção do espaço busca dar visibilidade às obras dos artistas cearenses, bem como aproximar ainda mais o público da arte local. E para aqueles que valorizam ter uma obra de arte em um dos ambientes da casa, os 80 trabalhos da exposição estarão disponíveis para venda.

A mostra fica em cartaz em uma área de 600 m² na área de expansão do shopping. (Foto: Divulgação)

Arte cearense

O artista Fernando França, presente na mostra, percorre há 30 anos a estrada da arte e revela que o nome da exposição refere-se ao trabalho desenvolvido pelos três artistas. “Pensamos em um nome que pudesse sugerir os diversos caminhos técnicos, estilísticos, conceituais e temáticos em que transitamos e que sempre acabam se bifurcando naquilo que estamos construindo ao longo de nossa trajetória individual: a tão buscada identidade artística – mesmo que em nossos casos, por conta de uma inquietude que sempre nos acompanha, ela transpareça multifacetada”, afirma o artista. 

Obra de Vando Figueiredo. (Foto: Divulgação)

Vando Figueiredo também integra o time de artistas da exposição e se auto define como um artista livre e inquieto. “Gosto de realizar obras que me dão prazer e significado e isto pode ser visto e sentido por meio das diversas e variadas temáticas que emprego em meus trabalhos. Durante a minha trajetória, além do desenho e da pintura, realizei vários ensaios com performances, instalações, objetos artísticos, gravuras e esculturas, mas dentre estas as minhas maiores formas de expressão ocorrem com o desenho e a pintura, utilizando variadas técnicas e suportes”, revela.

Já para o terceiro artista da exposição “Veredas”, Carlos Lebran, criar suas artes é um processo sem bula ou receita. “Geralmente esboço, crio um projeto antes de ir para execução mas, às vezes, a obra ‘nasce’ sem um prévio desenho ou ideia concebida. Na exposição “Veredas” o público poderá acompanhar uma visão geral sobre o meu trabalho feito nos últimos anos, com apresentação de obras que venho desenvolvendo ou que fazem parte de meu acervo do ateliê. A minha expectativa é que a mostra traga um grande público e que haja a aproximação dele com nossa obra de arte”, conta.

Relevância

Desenhista, pintor e mestre em literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando França já expôs obras em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca, Polônia e Cabo Verde. Neto de migrante cearense, que partiu para o Acre por volta de 1877, nasceu em Rio Branco (AC), em 1962. Iniciou-se nas artes ainda na infância e profissionalizou-se após a mudança para Fortaleza, no início dos anos 1980. 

Já Vando Figueiredo nasceu em Fortaleza, em 1952. Ele é diplomado em desenho e pintura, por meio do curso ministrado por Raul de La Nuez, licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Havana, Cuba. No exterior, expôs no Chile, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Dinamarca e Polônia. Em 1988, iniciou a carreira no XIII Salão da Unifor Plástica, em Fortaleza. 

Escultura de Carlos Lebran (Foto: Divulgação)

Natural de Fortaleza, mas com raízes também em Portugal, Carlos Lebran conviveu desde cedo com o universo lírico e profissional das artes, crescendo entre artistas e colecionadores. Em 2003 obteve graduação em Escultura na universidade de Salamanca. Já participou de algumas exposições coletivas, incluindo o XV e XVI Salão Unifor. É membro fundador da Academia Cearense de Artes Plásticas (ACAP), hoje, Academia de Arte e Cultura do Ceará (AACC), a qual ocupa a cadeira de número 17.

Serviço

Exposição “Veredas” do Shopping Iguatemi Fortaleza

  • Visitação a partir do dia 15 de setembro
  • Período de exposição, três meses
  • Visitas de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 21h
  • Gratuito e aberto ao público

Veja também