logo

Festival nordestino de animação exibe curtas em programação online gratuita

Por Redação
Festival nordestino de animação exibe curtas em programação online gratuita
"O Mundo de Clara", de Ayodê França, será um dos curtas exibidos no festival de animações. (Foto: Divulgação)

Homenagens a cineastas, mostras competitivas e exibições gratuitas de curtas-metragens integram a programação do 2º Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web (Anima Ceará). As atividades são todas gratuitas e serão exibidas de forma virtual, ampliando tanto para animadores, gamers e produtores audiovisuais como para o público entusiasta da área.

LEIA MAIS >> Mostra Sesc de Culturas realiza edição digital em novembro; confira atrações

Dia do Cinema Brasileiro: filmes nacionais que retratam o Nordeste

As atividades do 2º Anima Ceará começam nesta quinta-feira (5) e seguem até domingo (8), transmitidas pelo canal no YouTube oficial do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mostra Competitiva de Curta-Metragem, Mostra Infantil e Acessível, atividades formativas, como bate-papos, workshop e webinar também integram a programação do evento.

No primeiro dia de festival será realizada uma homenagem ao cineasta de animação Marcos Magalhães, autor dos curtas “Meow!” (1981), que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes; e “Animando” (1987), que foi filmado no National Film Board of Canada. Os dois filmes compõem a Mostra Infantil e Acessível do festival e ficarão disponíveis nas versões com e sem audiodescrição.

Marcos Magalhães, autor dos curtas “Meow!” (1981) e “Animando” (1987), será homenageado durante o Anima Ceará (Foto: Divulgação)

As exibições da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, que são algumas das atividades mais aguardadas do festival, ocorrem de quinta a sábado, das 9h às 19h. Durante os três dias, serão exibidos 22 curtas, e após as exibições diárias, realizadores dos filmes e críticos de cinema participam dos debates sobre os curtas-metragens exibidos na sessão, mediados pelo cearense Vinícius Bozzo.

Escrito por Marcos Magalhães, “Meow!” recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e fará parte da programação da mostra. (Foto: Divulgação)

Veja a lista completa dos curtas de animação que serão exibidos:

  • “Poética de Barro”, de Giuliana Danza (Belo Horizonte/MG)
  • “O Mundo de Clara”, de Ayodê França (Recife/PE)
  • “Lé com Cré”, de Cassandra Reis (São Paulo/SP)
  • “Andorinha”, de Clara Braem (Rio de Janeiro/RJ)
  • “Vento Viajante”, de Analúcia Godoi (Vitória/ES) e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (Escolas municipais de Icapuí/ CE)
  • “Claudete e o Bolo”, de Fádhia Salomão (São Paulo/SP)
  • “Trip & Treasure”, de Alunos do Estúdio Escola de Animação (Rio de Janeiro/RJ)
  • “Gato the Cat – O Gato sem Botas”, de Paula de Abreu (Belo Horizonte/MG)
  • “O Brasil de Tuhu – Nesta Rua”, de Felipe Grosso e Odirlei Seixas (Rio de Janeiro/RJ)

Voltado para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem também o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil. O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil, com apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará.

Serviço

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web
De 5 a 8 de novembro de 2020
No canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Veja a programação completa no site do festival.

Veja também