
Homenagens a cineastas, mostras competitivas e exibições gratuitas de curtas-metragens integram a programação do 2º Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web (Anima Ceará). As atividades são todas gratuitas e serão exibidas de forma virtual, ampliando tanto para animadores, gamers e produtores audiovisuais como para o público entusiasta da área.
LEIA MAIS >> Mostra Sesc de Culturas realiza edição digital em novembro; confira atrações
Dia do Cinema Brasileiro: filmes nacionais que retratam o Nordeste
As atividades do 2º Anima Ceará começam nesta quinta-feira (5) e seguem até domingo (8), transmitidas pelo canal no YouTube oficial do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mostra Competitiva de Curta-Metragem, Mostra Infantil e Acessível, atividades formativas, como bate-papos, workshop e webinar também integram a programação do evento.
No primeiro dia de festival será realizada uma homenagem ao cineasta de animação Marcos Magalhães, autor dos curtas “Meow!” (1981), que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes; e “Animando” (1987), que foi filmado no National Film Board of Canada. Os dois filmes compõem a Mostra Infantil e Acessível do festival e ficarão disponíveis nas versões com e sem audiodescrição.

As exibições da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, que são algumas das atividades mais aguardadas do festival, ocorrem de quinta a sábado, das 9h às 19h. Durante os três dias, serão exibidos 22 curtas, e após as exibições diárias, realizadores dos filmes e críticos de cinema participam dos debates sobre os curtas-metragens exibidos na sessão, mediados pelo cearense Vinícius Bozzo.

Veja a lista completa dos curtas de animação que serão exibidos:
- “Poética de Barro”, de Giuliana Danza (Belo Horizonte/MG)
- “O Mundo de Clara”, de Ayodê França (Recife/PE)
- “Lé com Cré”, de Cassandra Reis (São Paulo/SP)
- “Andorinha”, de Clara Braem (Rio de Janeiro/RJ)
- “Vento Viajante”, de Analúcia Godoi (Vitória/ES) e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (Escolas municipais de Icapuí/ CE)
- “Claudete e o Bolo”, de Fádhia Salomão (São Paulo/SP)
- “Trip & Treasure”, de Alunos do Estúdio Escola de Animação (Rio de Janeiro/RJ)
- “Gato the Cat – O Gato sem Botas”, de Paula de Abreu (Belo Horizonte/MG)
- “O Brasil de Tuhu – Nesta Rua”, de Felipe Grosso e Odirlei Seixas (Rio de Janeiro/RJ)
Voltado para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem também o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil. O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil, com apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará.
Serviço
2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web
De 5 a 8 de novembro de 2020
No canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Veja a programação completa no site do festival.