logo

Glossário BBB 21: entenda expressões utilizadas dentro e fora da casa

Por Redação
Glossário BBB 21: entenda expressões utilizadas dentro e fora da casa
O termo "basculho" se tornou um dos mais comentados nas redes sociais, na madrugada da última terça-feira (16), após briga entre Gil e Pocah (Foto: Reprodução/Globo)

O Big Brother Brasil 21 trouxe participantes muitos distintos e com um imenso vocabulário brasileiro. Alguns são expressões mais acadêmicas sobre questões sociais, já outros fazem parte dos regionalismos dos brothers e sisters. Por isso, o Site MT preparou um glossário com o significado de alguns termos e expressões utilizadas na casa do BBB 21, além de assuntos debatidos dentro e fora do programa.

LEIA MAIS >>> BBB 21: Sarah é a nova líder após voltar de dois paredões

Sons do Bem arrecada cestas básicas para profissionais de eventos

Amém, Nordeste!

  • Basculho

O termo “basculho” se tornou um dos mais comentados nas redes sociais, na madrugada da última terça-feira (16), após o pernambucano Gilberto utilizá-lo durante uma briga com Pocah, no BBB 21.

“Eu não vim do lixo para perder para basculho”, exaltou Gilberto na discussão após o jogo da discórdia. Já Pocah não entendeu o significado da palavra.

Conforme os pernambucanos, a expressão é um regionalismo antigo. “Basculho” é um lixo que não serve mais, que não pode ser reciclável.

  • Moléstia
Juliette tem o próprio vocabulário (Foto: Reprodução/Globo)

Moléstia é um dos termos favoritos de Gilberto e Juliette no BBB 21. Após Sarah vencer a prova do líder, nesta quinta-feira (18), a paraibana declarou receio da nova líder não colocá-la no grupo Vip. “E eu com uma fome de moléstia”, declarou Juliette.

E, afinal, o que significa moléstia? No nordeste brasileiro, junto com as variantes fonéticas “molesta” e “mulesta”, incorpora os significados de raiva, ira e fúria no corpo. Sentimentos de rancor ou frustração também.

  • Mulinga

Uma das primeiras intrigas envolvendo o nome de Juliette, no BBB 21, foi quando a sister passou muito tempo avaliando os colegas no famoso “Raio-X” do programa. “Eita, mulinga”, soltou a advogada quando foi chamada atenção pelos outros participantes. E o que Juliette quis expressar?

“Mulinga” é uma expressão nordestina para uma surpresa, uma agonia, ou melhor explicando: “um aperreio”.

Questões interessantes, novos termos

  • Colorismo

Com o maior número de participantes negros na edição, o “BBB21” trouxe discussões sobre negritude, cor e autoafirmação. No início deste mês, os participantes Nego Di, Karol Conká e Lumena falaram sobre Gilberto se declarar negro. Para os três, o economista tem a pele “clara demais” para tal declaração.

No Brasil, a autodeclaração racial é um direito, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pesquisa a cor da população brasileira com base nesse critério. Após o questionamento na casa do BBB, o termo “colorismo” ganhou repercussão nas redes sociais. Afinal, o que é colorismo?

O colorismo é a diferenciação das tonalidades da pele negra, do tom mais claro ao tom mais escuro, quando pessoas negras são tratadas de formas diferentes conforme o indivíduo for “menos negro”, logo, mais semelhante ao branco.

O termo surgiu em 1982, quando foi usado pela escritora Alice Walker, no livro “If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like?”.

  • Fenotipicamente

Este, certamente, é um dos termos favoritos de Lumena. Foram várias as vezes que a psicóloga baiana utilizou a palavra em seus discursos, principalmente no jogo da discórdia. E o que significa esse termo?

Fenotipicamente vem de “fenótipo”, conceito da genética, que trata das características observáveis em um indivíduo. A cor da pele, exemplo dado por Lumena, faz parte do fenótipo.

Lumena adora usar termos mais acadêmicos em seus discursos (Foto: Reprodução/Globo)
  • Deslegitimar

Quando se trata da sister Lumena, as palavras são difíceis mesmo. Outra bastante querida por ela é “deslegitimar”. A psicóloga acusou Carla Diaz de deslegitimar a “shippada” do casal Karol Conká e Arcrebiano. “A deslegitimação dela em relação à shippada entre você e Bil, para mim, isso é muito grave”, afirmou Lumena para a rapper.

Deslegitimar é anular a legitimação. Ou seja, para Lumena, Carla Diaz tirou a legitimação do romance entre Bil e Karol Conká.

Apelidos carinhosos

  • Jaque Patombá
Nas redes sociais, Karol Conká tem um apelido em alusão à música mais famosa dela (Foto: Reprodução/Globo)

Karol Conká se autointitula “Mamacita” dentro do BBB 21, contudo, nas redes sociais, o apelido da rapper é outro. Em alusão à música mais famosa da artista, “Já que é pra tombar”, os espectadores adotaram o apelido “Jaque Patombá” para a sister. Gostaram da referência?

  • Bastião
“Bastião” é uma forma carinhosa de chamar os amigos (Foto: Reprodução/Globo)

Nos diálogos de Caio e Rodolffo, é “Bastião” para cá, “Bastião” para lá. De onde vem esse apelido amigável dos brothers? Para os goianos, “Bastião” é uma forma carinhosa de chamar os amigos. Além disso, o termo equivale a “Zé”.

Até tu, Tiago Leifert?

  • Fair play

Logo após a saída de Lucas Penteado, Tiago Leifert fez um discurso para os participantes sobre empatia com o brother. “Faltou fair play”, afirmou o apresentador. Fair play é uma filosofia adotada nos esportes que preza pela conduta ética nos jogos.

Veja também