logo
X

Laura Rios indica produções para refletir sobre questões ambientais

Por Cintia Martins
Laura Rios indica produções para refletir sobre questões ambientais
A arquiteta Laura Rios indica livros e entrevistas do ambientalista Ailton Krenak para refletir sobre questões ambientais. (Foto: Marília Camelo)

A arquiteta Laura Rios, fundadora do Estar Urbano – Ateliê de arquitetura e urbanismo que tem o trabalho ligado à valorização de tecnologias socioambientais, indica ao Site MT entrevistas e livros do líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro Ailton Krenak a fim de gerar reflexões sobre questões ambientais neste fim de semana, quando é comemorado o Dia da Amazônia, em 5 de setembro.

LEIA MAIS >> Victor Perlingeiro indica filme vencedor do Festival de Veneza para o fim de semana 

Natasha Pinheiro indica série da Netflix para o fim de semana

“Ailton Krenak é uma liderança indígena, ambientalista e filósofo. Ao meu ver, ele é um grande visionário sobre os caminhos da humanidade, que nos aponta a não diferenciação do nosso viver humano, do viver do planeta, da mata, e como essa não consciência reflete nessa crise que estamos hoje. É o pensamento da “ecologia profunda“, de perceber que não estamos a parte do sistema da natureza”, diz Laura. 

O escritor é autor de livros conhecidos nacionalmente como: “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” (2019); “O lugar onde a terra descansar” (2020); “O amanhã não está à venda” (2020), que pode ser acessado gratuitamente pelo Google Books; e “A vida não é útil” (2020). “Os livros dele são de uma linguagem simples e precisa, não mais que cem páginas, que nos faz refletir não só sobre a amazônia, mas toda a nossa relação com a diversidade de matas e biomas do nosso planeta”, conta a arquiteta.

Em 2011, Ailton Krenak foi convidado para uma apresentação no Teatro da Vila, durante o TEDxVilaMadá. O tema era “Meio Ambiente e Sustentabilidade: é hora de agir”. Confira!

Ailton Krenak em entrevista para a série “Vozes da Floresta”, projeto do Jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Assista!

Veja também