Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

O que significam as hashtags do K-pop no Twitter; conheça as expressões

27 jun 2021 | Entretenimento

Por Redação

O grupo BTS é um dos mais conhecidos no Ocidente (Foto: Divulgação)

Quem costuma acessar o Twitter com frequência percebe que os trending topics são dominados, quase religiosamente, por expressões e termos do mundinho K-pop – abreviação de korean pop, a música popular sul-coreana. “Hyunjin”, “Hoseok” e “Kim Lip” são termos que surgiram no topo das buscas da rede social na última semana, por exemplo.

Quem não acompanha esse “universo” pode ficar perdido na conversa virtual por não saber o nomes de cantores e os termos relacionados a algum acontecimento importante. Com ajuda da drag queen e streamer cearense Matchara, expert no assunto, o Site MT listou algumas hashtags relacionadas ao K-pop.

LEIA MAIS >> Pabllo Vittar lança álbum ‘Batidão Tropical’ com regravações icônicas; ouça as músicas originais

 Britney Spears pede pelo fim da curatela do pai em depoimento forte; entenda o caso

Para melhor organização, a lista foi dividida em dois grupos. O primeiro traz expressões gerais, um bê-á-bá para quem caiu de paraquedas no assunto. Já o segundo tópico reúne termos mais específicos relacionados a bandas e nomes de cantores. Ok?

Girl group Twice (Foto: Divulgação)

Comece a entender

Aegyo: Comportamento fofo.

Bias: É o seu membro favorito de um grupo.

Bias Wrecker: É o seu segundo membro favorito de um grupo. Mesmo não sendo o Bias principal você não consegue desviar os olhos dele.

Comeback: Retorno do grupo, seja com single novo, ou mini álbum que no Ocidente equivale a um EP.

Debut/Debutar – Estreia de algum grupo ou solista.

Disband: Fim de um grupo. Isso pode acontecer quando a empresa não renova o contrato ou os próprios membros não renovam.

Dorama/K-drama: Novela sul-coreana.

Fanmeeting: Eventos nos quais artistas se apresentam e conversam com fãs.

Fansing: Eventos nos quais grupos assinam álbuns e recebem presentes de fãs.

Hiatus: pausa de um grupo ou artista.

Hoobae: calouro (modo de chamar alguém mais novo).

Idol: A palavra é usada para falar sobre esses jovens cantores, que foram treinados para serem celebridades e fazem parte de grupos.

MV: abreviação de ”music video” (videoclipe).

Skills – Habilidades/Pontos fortes do idol, seja dançar, cantar ou fazer rap.

Trainee – Uma pessoa que está treinando em uma empresa para debutar em algum grupo.

Utt ou Ultimate: É o seu membro favorito entre todos os grupos, mas também pode funcionar com os grupos no geral. Exemplo: “O Twice é o meu grupo Utt” ou seja, é o seu grupo favorito.

Intensivo

Já começou a entender esse mundinho? Vamos para o “nível intensivo”. Mas antes, o streamer da plataforma Twitch, Matheus Oliveira, conhecido na web como Matchara, explicou como funciona a dinâmica das empresas que comandam o setor musical sul-coreano.

Matchara é fã de K-pop desde 2016 (Foto: Reprodução/Instagram)

“Tem diversas empresas, seja de grande, médio ou pequeno porte, na Coréia. Essas empresas fazem audições para procurar trainees, tentando encontrar pessoas muito boas na dança, no canto, ou no rap. Quem passa nas audições, assina um contrato com a empresa e a partir daí passam a treinar essas skills e aperfeiçoá-las, tudo custeado pela empresa na maioria das vezes. Isso acontece por ano em uma carga horária exaustiva”, afirma.

Blackpink (Foto: Divulgação)

Matchara explica que nem todo treinee, apesar dos anos de preparação, se tornar um idol. “O babado é que nem todo mundo vai debutar em um grupo. Às vezes, a empresa descarta a pessoa dependendo de como a indústria está atualmente. O Blackpink é um grande exemplo disso. Ele é um grupo formado por quatro meninas, mas no começo tinha nove, pasme. A empresa foi tirando as outras porque o mercado pop atualmente está consumindo mais girl group com poucas pessoas. Elas são da empresa YG e como eles queriam ‘exportá-las’ para o exterior, tiveram como base o que estava fazendo sucesso: Little Mix e Fifthy Harmony, com quatro e cinco meninas, respectivamente”, explica.

“Já que a empresa custeou o treinamento, caso essa pessoa debute em um grupo da empresa, ela só vai receber um salário quando pagar os anos de treinamento. Tem um grupo chamado DIA, que só conseguiu pagar o treinamento depois de quatro anos do debut do grupo. É muito bizarro”,

opina Matchara.

Armys – Fãs do grupo BTS.

Big3 –  Um termo utilizado para falar sobre as três maiores empresas de entretenimento sul coreanas: SM, JYP e YG. Após escândalos, a YG caiu na bolsa de valores e há quem diga que ela perdeu o posto entre as três maiores para a Big Hit (empresa do grupo BTS). Porém, os fãs que acompanham os grupos de K-pop que consagraram o gênero, como Girls Generation (SM), 2NE1 (YG) e Twice (JYP), afirmam que a Big3 deverá sempre ser reconhecida por meio das três empresas originais.

Boy Group Stan e Girl Group Stan – É a determinação de que tipo de grupo você prefere, os grupos masculinos ou femininos. “Por exemplo, eu sou Girl Group Stan, ou seja, prefiro/me identifico mais com grupos femininos”.

Dance Practice – Vídeo de dança feito pelos próprios idols com a câmera parada para os fãs aprenderem a coreografia. Detalhe, no K-pop, todos os singles dos artistas tem coreografia, sem exceção.

First win – Termo muito usado e se refere a primeira vitória de algum grupo em um programa coreano, os mesmos programas que tem os stages. “É como se fosse, o programa do Raul Gil (risos). Só que voltado aos grupos. Aí são vários quesitos que eles consideram na competição, vendas digital, físicas e às vezes votação. O termo é muito cobiçado porque tem grupos que estão no fundo do poço, à beira do disband, e os fãs compram muitos álbuns para o grupo ganhar e impedir isso. Com a win/vitória o grupo ganha muita visibilidade”, pontua Matchara.

Stage – Apresentação de um grupo em um programa coreano, performando a sua nova música.

Hashtags atuais

MINIMONI – Essa semana, Jimin e Rap Monster, dois integrantes do BTS, agradeceram aos fãs por Butter – último comeback do grupo – já estar em 1º lugar na Billboard há quatro semanas. Na verdade, foi a primeira vez que a hashtag apareceu e representa a sigla da amizade dos dois membros.

Hoseok – Jung Hoseok ou J-Hope é um membro do BTS e o estilo do rapaz chamou a atenção das fãs. “Dentro do K-pop tem muita tintura de cabelo (risos). Os fãs ficam fantasiando seus idols favoritos com determinada cor de cabelo porque geralmente a cada comeback eles pintam de outra cor ou cortam. O Hoseok raramente pinta e essa semana foi postada uma foto dele de cabelo loiro. As armys (fandom do BTS) editaram em várias cores diferentes, aí se disseminou os posts do tipo ‘faz essa cor virar realidade, por favor’. Por isso entrou nos trending topics”.

Hyunjin – Neste sábado (26), a JYP Entertainment emitiu um comunicado oficial sobre o retorno do artista Hyunjin ao grupo Stray Kids, algo que foi muito comemorado nas redes sociais. Ele estava afastado das atividades do grupo desde fevereiro após ser acusado de praticar bullying com um colega na época da escola. De acordo com o site Soompi, a JYP investigou o caso e não conseguiu confirmar as informações. A empresa afirmou que Hyunjin encontrou o rapaz que o acusou e pediu desculpas.

Renjun – Renjun é membro de um grupo da empresa SM chamado NCT. “Muitas empresas não deixam os idols terem perfis pessoais no Instagram e fica só a conta do grupo inteiro. Essa semana, a SM liberou ele criar um perfil no Instagram e os fãs ficaram loucos. Algo parecido aconteceu com o Blackpink. Elas vieram criar conta pessoal ano passado e olha que o grupo debutou em 2016”, comenta o streamer.

Kim Lip – Integrante do grupo LOONA, Kim Lip também sempre aparece nos trends. O assunto também está em alta porque LOONA vai fazer comeback em junho, lançando seu quarto mini álbum “&” na segunda-feira (28), às 18h (horário da Coreia do Sul).

Kim Limp (Foto: Divulgação)

Sehun – Sehun é membro de um outro boy group da SM: o EXO. O nome entrou nos trending topics porque o artista fez uma live de menos de um minuto no Instagram. “O EXO é um grupo muito grande também e antigamente tinha muita rixa entre os K-poppers que discutiam sobre qual grupo era o melhor, EXO ou BTS, porque o estilo de música que eles faziam, puxada para o hip hop era parecido”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE