Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição ‘Antessala’, de Sérgio Gurgel

11 jan 2021 | Entretenimento

Por Redação

O Sobrado Dr. José Lourenço recebe a partir do dia 16 de janeiro até 20 de fevereiro, a exposição ‘Antessala’, um convite para adentrar o universo visual e poético daquele que é visto como destaque no cenário contemporâneo das artes visuais em Fortaleza, o artista cearense Sérgio Gurgel. A exposição, dividida em três salas distintas, mostra a energia feminina por meio da história de mulheres de Acopiara, onde o artista nasceu. ‘Antessala’ tem parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e a Galeria Contemporarte; coordenação de Aldonso Palácio; e curadoria de Carolina Vieira.  

LEIA MAIS >> Unifor realiza curso de Visual Merchandising com Camila Salek

Dr. Cabeto e Igor Queiroz são homenageados pela Academia Cearense de Literatura e Jornalismo

Ocupando três salas com diversas instalações no segundo piso do edifício histórico do Sobrado Dr. José Lourenço, no centro de Fortaleza, a exposição traz inúmeros objetivos que deixam rastros de matéria afetiva. Os objetivos ajudam a narrar a história de personagens femininas de Acopiara, Ceará, que fazem parte da pesquisa e intimidade de Sérgio Gurgel. Além de memórias afetivas, o percurso da exposição é atravessado por pinturas em diversas superfícies. Além de espelhos, mobiliário, tecidos, vidros, e também por projeções de vídeo, vozes, cheiros, luz e sombra, revelação e mistério.

Antessala

Dividida em três salas, a exposição inicia na sala intitulada Recinto, que retrata três distintas mulheres de Acopiara, cidade onde nasceu, anônimas elevadas ao patamar de divas, em um contínuo processo de observação e aproximação. Formada por recortes audiovisuais e fragmentos dos corpos entintados em espelhos, a instalação é um turbilhão de reflexos e cacofonias – um altar peculiar para Madalena (93), Maria Matilde (85) e Maria das Neves (70) – embutidos de fé, excentricidade e costumes do sertão.

Visto como destaque no cenário contemporâneo das artes visuais em Fortaleza, Sérgio Gurgel, nascido em Acopiara, Ceará, narra a história das mulheres da cidade. (Foto: Thaís Mesquita) 

Já a segunda sala gira ao redor da figura e história de Dona Valneide (67), intitulada Nafrágil. Sérgio conheceu Valneide em Fortaleza, cuja trajetória é intimamente ligada com o desenvolvimento do centro da cidade, da qual ele se apropria para construir a própria narrativa, permeada por transparências, referências do mar, vidros estilhaçados, luzes alucinantes e um universo olfativo envolvente.

O terceiro e último ambiente tem aspecto de sala de espera onde uma estranha visão da sexualidade aflora em peles, pregas e dobras. Orgosma é uma instalação onde superfícies rugosas e viscosas se apresentam, onde a textura da pele envelhecida se confunde com a de uma lesma, onde bichos remetem ao sexo e festejam a “pequena morte”.

Serviço

Sérgio Gurgel – Antessala

  • Abertura sábado, 16 de janeiro de 2021, às 10h
  • Em cartaz de 16 de janeiro a 20 de fevereiro de 2021
  • Sobrado Dr. José Lourenço, Rua Major Facundo, 154 – Centro
  • Visitação gratuita de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados 9h às 14h

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE