A 9ª edição do Mundo Unifor começou com o pé direito. A filósofa Djamila Ribeiro e a jornalista Neide Duarte reuniram vários estudantes e profissionais para suas palestras na Universidade de Fortaleza, nesta quarta-feira (16). Com o tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”, o evento reúne personalidades renomadas até sábado (19).

Fernando e Márcia Travessoni, Gina e Randal Pompeu

Na abertura, a banda Luna com a bela voz da vocalista Giovana Bezerra apresentou-se no evento. Fátima Veras, reitora da Unifor, Randal Pompeu, vice-reitor de extensão da instituição, e Paulinha Sampaio foram algumas personalidades que marcaram presença.

Banda Luna com voz de Giovana Bezerra

Ana Quezado, diretora de Comunicação e Marketing da Unifor, a escritora Celma Prata e Camila Bitar também estiveram na abertura (foto destaque)

Paulinha Sampaio

Troca de experiências

Mundo Unifor 2019

A jornalista da Rede Globo Neide Duarte ministrou a palestra “Como Contar uma Boa História” no auditório da biblioteca da Unifor. No bate-papo, ela compartilhou sua extensa experiência na área, atuando em diversas reportagens especiais do Globo Repórter e Fantástico.

VEJA MAIS >> Neide Duarte compartilha sua experiência e histórias no jornalismo nacional no abre do Mundo Unifor

Neide Duarte

Já a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, uma das principais vozes do feminismo negro na atualidade, realizou a palestra “Ética & Narrativas em um mundo em Transformação” e abriu espaço para uma sessão de autógrafos que lotou a Praça Central da Universidade de Fortaleza.

VEJA MAIS >> “Entender as bases do racismo é fundamental”, diz Djamila Ribeiro na abertura do Mundo Unifor

Djamila Ribeiro

Conhecimento e transformação

O Mundo Unifor 2019 tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. Além de Djamila Ribeiro e Neide Duarte, a programação incluirá palestras com outras personalidades renomadas, como o filósofo francês Gilles Lipovetsky, nesta quinta-feira (17), o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer.

Fátima Veras e Rafaela Corrêa

Paralelamente, até o dia 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor.

Além disso, a edição de 2019 celebra a 20ª Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, está em exibição de 10 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020.

Serviço
Mundo Unifor 2019

Dias: 16 a 19 de outubro
Local: Praça Central da Universidade de Fortaleza (Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
Programação completa no site
Acesso gratuito
Mais informações: (85) 3477.3000

Confira a galeria do primeiro dia do Mundo Unifor, por Alex Campêlo.