Fecomércio Ceará homenageia empresários e discute futuro econômico do país em 2020

Por Bruno Brandão
Fecomércio Ceará homenageia empresários e discute futuro econômico do país em 2020

O cenário econômico para 2020 e os novos caminhos para o comércio foram tema de um encontro realizado pelo Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio Ceará em parceria com a XP Investimentos, na última quinta-feira (17). Na ocasião, 32 empresários com atuação no setor de comércio de bens, serviços e turismo foram homenageados.

LEIA MAIS >> Fecomércio promove palestra gratuita sobre inadimplência do ICMS
Consultora da XP Investimentos defende necessidade de reformas para impulsionar economia brasileira

A economista e consultora externa da XP investimentos Zeina Latif, referência na área no país, conversou com os convidados sobre Perspectivas da Economia e Oportunidades para o Comércio em 2020. Além dela, a palestra contou com a participação de Vivian Sesto, da XP Investimentos e Mariuchi Uzêda, gerente filial especialista em seguros de vida e previdência privada.

Delano Gadelha, Sergio Augusto Torres, Edjy Paia e Sergio Augusto Nogueira

O desemprego e a qualificação de mão de obra são alguns dos pontos na lista de metas para que o País avance economicamente, segundo Zeina. Em conversa com o site MT, ela analisou o atual cenário.

“É muito importante que todos os setores da economia compreendam a necessidade de reformas, porque podemos voltar a ter um crescimento mais baixo, se não avançarmos em algumas reformas que são importantes, como, por exemplo, a reforma tributária. É natural que os vários setores da economia fiquem temerosos com uma reforma tributária – mudanças de regras sempre assustam -, mas esse é um teste de maturidade para o País”, disse.

Ederjoa Alexandre, Helen Bezerra e Eliane Oliveira
Erinaldo Dantas, Milena Teles e Hugo Leão

O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, está confiante que 2020 será mais positivo para a economia. Ele avalia que 2019 foi de muitos ajustes e de “organização da casa” para o Governo Federal. Dentre as expectativas para este ano, está a aprovação da Reforma Tributária, que na sua visão, trará mais segurança para a área empresarial, principalmente para investimentos.

Além disso, Filizola lembra que de acordo com as pesquisas realizadas pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), os empresários estão mais otimistas, assim também como os consumidores estão dando sinais de recuperação do poder de consumo.

Parte dos homenageados

Homenagem

Na oportunidade, o Sistema Fecomércio homenageou 32 empresários que tiveram sua trajetória contada no quadro Momento Fecomércio durante o ano passado. Augusto Sávio do N&S Salão e Cosméticos representou o grupo de empresários e em seu discurso ressaltou a importância deste reconhecimento: “o comércio está no meu sangue, minha trajetória é entrelaçada com o comércio e ser reconhecido por isto é gratificante. Uma ação como essa do Sistema Fecomércio é muito oportuna e incentiva nosso trabalho enquanto empreendedor”, finalizou, Augusto.

Confira mais fotos por Valeska Pontes:

Veja também