Galeria Sculpt recebe exposição ‘Barrica’ e relança livro em homenagem ao artista

Por Tainã Maciel
Galeria Sculpt recebe exposição ‘Barrica’ e relança livro em homenagem ao artista
>

Fruto do Cariri, Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe, o ‘Barrica‘, encontrou nas artes plásticas seu porto seguro e tornou-se uma importante referência na área. Sua memória ilustre, traduzida em obras, é relembrada na exposição “Barrica – Pintura com luz própria”, lançada na última quinta-feira (12), na Galeria Sculpt, da Spazio Decoração.

LEIA MAIS >> Exposição ‘Leonilson por Antonio Dias’ ganha prêmio nacional de crítica artística

Projeto Pôr do Sol chega a Barra do Ceará em janeiro de 2020

Exposição “Barrica – Pintura com luz própria” (Foto: Eri Nunes)

Artistas, vários familiares de Barrica, a exemplo dos seus filhos Clícia e Clidenor Capibaribe, e entusiastas da arte reuniram-se para celebrar a mostra que possui curadoria de Kadma Marques. Na ocasião, o livro “Barrica – O Alquimista da Arte“, assinado pelo artista Nilo de Brito Firmeza, o ‘Estrigas’, foi relançado e trouxe novidades.

Relançamento do livro “Barrica – O Alquimista da Arte” (Foto: Eri Nunes)

“Na primeira edição do livro, lançado em 1993, havia apenas uma obra do Barrica anexada. A nova edição traz todas as obras expostas na mostra”, afirma Rodrigo Parente, diretor da Sculpt.

 Filha de Barrica, Clícia Capibaribe autografou a obra no evento (Foto: Eri Nunes)

A exposição reúne, entre telas e cartões, 38 obras do artista cearense. Fotos, cerâmicas feitas por Barrica e objetos pessoais, disponibilizadas por sua família, também estão expostos na mostra que segue até o dia 30 de janeiro de 2020.

“Organizamos essa exposição e trouxemos toda a família de Barrica como forma de retribuir a sua contribuição para arte e relembrar sua memória”, diz Rodrigo.

O lançamento também contou com as presenças ilustres do galerista Antonio Almeida, a renomada curadora Denise Mattar, Anastácio Marinho, o colecionador Celso Monteiro e Leonardo Leal que comanda a Galeria Ópera Arte Contemporânea. Segundo Rodrigo Parente, a exposição “Barrica – Pintura com luz própria” tem grande possibilidades de alcançar o eixo Rio-São Paulo em 2020.

Clidenor Capibaribe, Ana Nery e Rodrigo Parente

Serviço
Exposição “Barrica – Pintura com luz própria
Onde: Galeria Sculpt, na Spazio Decoração e Arte (Av. Padre Antônio Tomás, 2288 – Aldeota)
Quando: até o dia 30 de janeiro de 2020

Confira os cliques da abertura, por Eri Nunes.
Foto destaque: Leandro Leal, Denise Mattar, Rodrigo Parente e Antonio Almeida


Veja também