João Candido Portinari, filho do renomado artista Candido Portinari, esteve na última segunda-feira (11) na Universidade de Fortaleza (Unifor) para o lançamento do livro ‘Poemas de Portinari’, reeditado com textos deixados pelo pai. A visita fez parte das comemorações dos 40 anos do projeto Portinari, que preserva e difunde o legado do artista. Na ocasião, houve uma palestra proferida pelo professor e filho único do pintor com o tema ‘Candido Portinari: Um Homem, Um Tempo, Uma Nação’.

>> LEIA MAIS: Legado familiar e acervo artístico de Yolanda Queiroz ganha exposição no Espaço Cultural Unifor

Renata Jereissati, Joao Candido e Maria Portinari – (Foto: Eri Nunes)
Rosanni Guerra, Helenir Medeiros e Bia Perlingeiro – (Foto: Eri Nunes)

Muitos nomes conhecidos fizeram questão de passar pela fila de autógrafos. A obra, considerada um importante trabalho sobre a vida do pintor, é dividida em três partes: a primeira, que fala sobre a alegria do menino do interior paulista; a segunda, sobre os medos da infância; e a terceira aborda a sua revolta sobre temas como a foma e miséria. Reeditada, a publicação chega com uma novidade que são as ilustrações de Portinari relacionadas ao seus poemas.

Adriana Helena, Joao Candido Portinari e Randal Pompeu – (Foto: Eri Nunes)
Wilson Loureiro e Glaucia Andrade – (Foto: Eri Nunes)

Durante a conversa com o público, João revelou curiosidades pessoais do pai. Explorou também a vida e obra, o seu legado e as ações para manter sempre viva a imagem do artista. O trabalho de pesquisa desenvolvido para a produção do livro, entre catalogação, pesquisa, além das novas iniciativas do Instituto Portinari foram assuntos da palestra.

“Pouca gente sabe que Portinari foi poeta, é uma face bem menos conhecida. O livro nos dar a oportunidade de conhecer ainda mais a sua obra, as duas vertentes se entrelaçam e nos fazem passear pelo seu imaginário”, disse o filho.

Parte do público presente – (Foto: Eri Nunes)

BATE-PAPO

Nesta terça-feira (12), a partir das 17h, João Candido Portinari participa de mais um encontro com o público. Será um bate-papo sobre a exposição ‘Da Terra Brasilis à Aldeia Global’, no Espaço Cultural Unifor, aberto ao público.

Confira mais cliques de Eri Nunes: