Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Clube de leitura Jane Austen promove experiências de imersão para debater livros

21 fev 2022 | Lifestyle

Por Redação

De experiências gastronômicas a ações com os olhos vendados, as atividades levam as integrantes do grupo a uma imersão no cenário da obra debatida

As integrantes do clube sempre se reúnem em locais diferentes para discutir sobre a leitura (Foto: Arquivo pessoal)

Com a ideia de reunir amigas e aprofundar os conhecimentos culturais, o Clube de Leitura Jane Austen, idealizado pela empresária Luciana Colares, reúne um grupo de 11 amigas para debater mensalmente títulos da literatura. A cada encontro, uma nova dinâmica é proposta pelas participantes, que utilizam o momento para imergir ainda mais na obra lida. Mediadora do grupo, Denise Melo conta que os encontros diferenciados partem da criatividade das participantes e possibilitam uma diversão nos momentos de debate.

LEIA MAIS >> Clube de Leitura Talismã lança livro “Ribamar, o menino filho da Praia de Moitas – Uma biografia”

Clubes de leitura: o que são e como participar de um deles

Um dos exemplos da dinamicidade dos encontros foi a reunião na Lagoa do Uruaú, na casa de uma das participantes do Clube. Já na ocasião de discutir o livro “Toda luz que não podemos ver”, de Anthony Doerr, para experienciar a rotina de um dos personagens, que não consegue enxergar, as participantes do grupo vendaram os próprios olhos para debater a obra.

No encontro marcado para a discussão do romance “Arroz de palma”, que trata sobre a migração portuguesa para o Brasil, elas contaram com a participação on-line do autor da obra, Francisco Azevedo.

No próximo momento de reunião, quando as integrantes discutirão o livro “Vitória, a Rainha“, de Julia Baird, será feita uma imersão na culinária e nos costumes ingleses. “Será na Galeria Multiarte. Vai ser servido um chá inglês, com pratos da cozinha inglesa, e quem vem falar para a gente é a Luciana Eloy, professora de arte. Ela vai dar uma pequena palestra sobre os costumes da Era Vitoriana”, adianta Denise.

As integrantes se reuniram na Lagoa do Uruaú (Foto: Arquivo pessoal)

O grupo de amigas leitoras também tem programado um passeio cultural por Fortaleza, saindo do Porto do Mucuripe indo até a Barra do Ceará. Acompanhadas por um guia turístico, elas vão refletir sobre o crescimento da capital cearense.

A empresária Cláudia Félix Majela, participante do clube, destaca que a experiência vem sendo incrível. “Temos tido, a cada leitura e encontro, um bálsamo de entusiasmo e conhecimento. É um remédio para a alma”.

Cláudia Félix Majela posando com obras já lidas pelo Clube (Foto: Arquivo pessoal)

Jane Austen

A sugestão do nome Jane Austen para o Clube partiu da mediadora Denise Melo, devido a escritora ser uma referência na literatura clássica e possuir um papel progressista durante o período em que viveu, no século XVIII. A ideia era receber as participantes em um ambiente em que se sentissem acolhidas e identificadas.

Denise, que possui um clube de leitura há onze anos, também coordena o projeto Ouse Saber, que promove clubes de leitura privados em empresas e entre grupos de amigos. A ideia surgiu durante a pandemia, a partir de uma leitura que a inspirou a multiplicar o projeto. “Montei a estrutura do projeto e implantei na empresa que eu trabalhava, a BSPar. Depois acabou indo para outras instituições, como o Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças)”, relata. Foi nesta empresa que houve o contato com Luciana Colares, e o surgimento do Clube Jane Austen.

Com as leituras iniciadas por Austen, as leitoras perceberam, ao longo das conversas, que no Brasil também existiam nomes que mereciam ser lidos. Com isso, os horizontes foram ampliados e grandes nomes da literatura brasileira passaram também a ingressar nas leituras feitas pelo grupo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE