logo
PUBLIEDITORIAL

Como fazer um churrasco de frango perfeito; veja dicas

Por Redação
Como fazer um churrasco de frango perfeito; veja dicas
Vencedor da etapa Nordeste do Campeonato Brasileiro de American BBQ, Evangelista Neto indica cortes, temperos e tempo de preparo. (Foto: Divulgação/ Claudemar Mendonça)

Típico de um fim de semana ensolarado e uma reunião com amigos e familiares, o churrasco é uma paixão nacional. Ao contrário do que muitos pensam, colocar carnes na grelha, sejam elas brancas ou vermelhas, exige, sim, uma técnica para que a suculência seja preservada. O Site MT convidou o churrasqueiro Evangelista Neto, da Matuto BBQ e vencedor da etapa Nordeste do Campeonato Brasileiro de American BBQ, para indicar cortes, temperos e tempo de preparo.

LEIA MAIS >> Márcia Travessoni compartilha receita de família que aprendeu com avó materna

Um dia de receitas sem carne vermelha 

Para Neto, planejamento e organização são essenciais para que tudo dê certo no churrasco, que deve ser programado com um ou dois dias de antecedência. É indicado utilizar ingredientes de boa qualidade e carvão novo, e descongelar as proteínas com 24 horas de antecedência, além de calcular o quanto cada pessoa vai comer. “A quantidade ideal é 400 gramas por pessoa, mas, se caso for utilizar proteínas com ossos, o ideal é comprar um pouco a mais”, explica.

Ele afirma que é totalmente possível fazer um bom churrasco sem carne vermelha, usando somente frango, que é uma ótima opção por se tratar de uma proteína muito versátil, podendo ser preparada de diversas formas. As partes que contêm ossos, diz, merecem um pouco mais de tempo de preparo para o tempero penetrar na carne, sendo o ideal fazer uma marinada de 10 a 12 horas na geladeira. “A dica é usar, além de temperos, líquidos para dar sabor, como o vinho branco seco ou a cerveja”, recomenda.

Para o churrasqueiro Evangelista Neto, é possível, sim, fazer um bom churrasco à base de frango. (Foto: iStock)

A higiene da tábua de corte é outro ponto importante no churrasco, segundo detalha o churrasqueiro. “O ideal é utilizar uma tábua para cruas e outra para cortar as carnes preparadas, para evitar contaminação, se não for possível, higienizar sempre que utilizar a tábua”.

Condicionamento

No churrasco de frango, destaca Neto, pode-se aproveitar todas as partes da ave, que pode ser assada inteira ou por cortes, como as coxinhas, asinhas e também a sobrecoxa, além do coração. Além de se preocupar com a procedência e a validade dos ingredientes, orienta, é necessário atentar para o condicionamento das carnes, principalmente o frango, que pode estragar com facilidade fora da geladeira. Para ele, o tempero é o que faz o diferencial no churrasco, por isso, aconselha, é interessante ousar para surpreender os convidados.

O churrasqueiro recomenda, ainda, alguns cortes de frango que já vêm prontos e temperados, no ponto de irem para a grelha. Coxinha da asa, hot wings, coxa e sobrecoxa desossada são algumas opções, e que podem ser compradas no supermercado.

Alguns cortes de frango já vêm prontos e temperados, no ponto de irem para a grelha, como coxinha da asa, hot wings, coxa e sobrecoxa desossada. (Foto: iStock)

Tempo de preparo

O churrasqueiro chama atenção para o fato de que cada corte tem um tempo diferente na grelha. O frango inteiro, por exemplo, merece uma cocção (ato ou efeito de cozinhar) mais lenta, que deve ser mais distante do fogo, com o tempo de preparo de uma hora e meia e duas horas. Já as asinhas e as linguiça, pontua, podem ser assadas em fogo médio. “E nada de furar a linguiça, porque a deixa seca. O tempo de preparo é em torno de 40 minutos a uma hora”.

Acompanhamento

Já a sobrecoxa desossada, conta, é um corte mais rápido para fazer no churrasco, e a dica é ter cuidado para não queimar a pele. Se não a quiser, pode retirar. O tempo de preparo em fogo médio é de 25 a 30 minutos. De acompanhamento, indica, o frango combina muito bem com farofa e vinagrete de banana. Para beber, ele aconselha desde uma cerveja a um vinho branco ou rosé.

Este conteúdo tem o apoio da Granja Regina, que incentiva as pessoas a prepararem maravilhas em casa e tem a linha Churrasco Fácil, que conta com linguiças toscana e de frango, coxinha da asa, hot wings e coxa com sobrecoxa desossada, prontas para irem na grelha.

Veja também