logo
PUBLIEDITORIAL

Márcia Travessoni compartilha receita de família que aprendeu com avó materna

Por Redação
Márcia Travessoni compartilha receita de família que aprendeu com avó materna
Talita Travessoni, Etel Rios, Adriana Rios, Amanda Bentes Rios e Márcia Travessoni com a matriarca da família, Dalila Passos Bentes (Foto: Arquivo Pessoal)

Um almoço caseiro em família pode despertar os cinco sentidos. A visão alegra por focar em pessoas queridas, a audição capta as risadas, o tato – quando possível – sente o calor dos abraços e o olfato é conduzido até a cozinha para unir-se ao paladar, esse último é responsável por boas histórias e, muitas vezes, heranças afetivas que são cultivadas por gerações. No Dia dos Avós, celebrado neste domingo (26), Márcia Travessoni compartilha uma receita especial que aprendeu com sua avó materna, Dalila Passos Bentes: uma deliciosa sobrecoxa de frango com cerveja preta.

Márcia também conta lembranças sobre o aconchego de ser neta. “Tive a benção de morar com minhas duas avós. Primeiro, morei com minha avó Dalila e depois vim morar aqui em Fortaleza com a minha avó Otília. As duas são muito especiais para mim”, declara.

LEIA MAIS >> Márcia Travessoni fala sobre semana de meditação guiada por Tadashi Kadomoto

‘Ter uma empresa com propósito tornou-se uma necessidade’, afirma Tissiana Studart Sidrim

Segundo ela, sua avó Dalila era cozinheira de mão cheia e tinha uma personalidade forte. “Dada, como era conhecida, gostava de nos chamar de flor de formosura e amava cozinhar. Essa receita com frango foi passada para a família inteira e todas as minhas tias, que são muito boas na cozinha, sempre fazem”, lembra.

“Minha avó gostava muito de comer e era a última a levantar da mesa. Ela não gostava quando deixavam comida no prato. Até hoje a gente cita ela em tudo, principalmente nos almoços em família”,

afirma Márcia Travessoni.

Etel Rios, mãe de Márcia, também adora fazer a receita do frango com cerveja preta e guarda boas lembranças da matriarca da família. “Minha mãe adorava fazer esse prato na Páscoa”, comenta Etel. Agora, confira o passo a passo da receita:

Ingredientes

1 kg de sobrecoxa
250g de creme de cebola (1 pacote)
2 cebolas médias
1 garrafa e meia de cerveja preta ou malzbier (530 ml)
Alho a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo: Passe todas as sobrecoxas no creme de cebola e reserve. Em uma panela, coloque as cebolas picadas forrando o fundo, logo em seguida coloque as sobrecoxas e a cerveja preta. Deixe o preparo de molho por 40 min. Após esse período, leve a panela ao fogo bem baixo por 30 min. Atenção: deve-se acompanhar a panela constantemente quando o prato estiver cozinhando para evitar que o frango grude na panela. Durante o tempo no fogão, você pode ir ajustando o sal ou alho como preferir. A receita combina com arroz branco bem soltinho. Fica a dica!

Este material tem o apoio da Granja Regina, que busca estimular cada vez mais pessoas a irem para a cozinha, prepararem maravilhas e compartilharem memórias gastronômicas.

Veja também