Detox pós-Carnaval: como recuperar o corpo e a mente com receitas simples

Por Rosi Melo
Detox pós-Carnaval: como recuperar o corpo e a mente com receitas simples
Confira dicas detox para cuidar da saúde após o fervo com responsabilidade. Foto: iStock

Exagerou no Carnaval? Calma que é possível, sim, recuperar o corpo e a mente após quatro dias intensos de consumo desregrado de álcool e alimentação sem os nutrientes essenciais. De acordo com o médico especialista em longevidade e nutrologia André Guanabara, para que isso aconteça o detox deve iniciar já na terça-feira de folia.

“O primeiro passo é investir em uma alimentação saudável, sem açúcares refinados, para não provocar fadiga e piorar os radicais livres”, comenta o especialista. O próximo passo é equilibrar a suplementação de vitaminas, por meio da ingestão de alimentos cítricos que ajudam a melhorar a imunidade, evitando doenças.

LEIA MAIS >> Quatro blocos que definem a identidade do Carnaval de Fortaleza

Cearenses contam memórias do Carnaval de clubes em Fortaleza

Regular o sono também é imprescindível. “Dormir de seis a oito horas por dia”, aponta André. Na quarta-feira de cinzas, é essencial investir em “uma boa hidratação, tomar no mínimo de dois a três litros de água por dia até melhorar os efeitos da bebida”. Consumir suco verde ou chá de kombucha, que auxilia na flora intestinal, é sempre uma boa ideia.

A prática de exercício físico deve estar aliada à alimentação, para que a recuperação seja efetiva.

Receitas detox

Nada melhor que receitinhas simples para voltar à rotina pós-folia com força total e muita energia. Confira as indicações do Site MT, preparadas com a ajuda dos nutricionistas Carla Laprovitera:

Suco verde

Ingredientes:
Água de coco
1 Limão
1 Maçã
1 Folha de Couve Manteiga
1 Rodela de Gengibre

Como fazer: Bater ingredientes no liquidificador com o mínimo de água possível para não perder o efeito do suco. Se quiser, substitua a água por água de coco ou suco de laranja natural. Logo após, coe e sirva.

“Esse suco possui a água de coco, que ajuda na reidratação. Alimentos como limão, maçã e couve, que são diuréticos, e o gengibre e limão auxiliam a minimizar os sintomas de enjoos pós-bebida alcoólica”, indica Carla.

Suco verde tem forte poder antioxidante. Foto: iStock

Peixe com salada (almoço ou jantar)

Para o almoço e jantar, o ideal é evitar comidas pesadas. Invista em uma salada com um dos ingredientes da família das brássicas, que ajudam no processo de desintoxicação hepática; proteína e uma fonte de carboidrato.

Ingredientes:
Couve (ou brócolis, couve-flor e repolho)
Tomate
Beterraba
Cenoura
Azeite
Limão
Ovos de codorna
Arroz integral (ou batata doce, macaxeira cozida e quinoa cozida)
Peixe

Salada faz toda a diferença nas refeições. Foto: Divulgação

Chá digestivo

Após a refeição, vale a pena apostar em um chá digestivo. Acrescentar sumo de ½ limão à receita.

Sabores recomendados:
Hortelã
Gengibre
Alecrim
Boldo

Chá nunca é demais! Foto: Divulgação

Chás diuréticos

Com a intenção de amenizar a retensão hídrica, beba bastante líquido. Além de água natural e água de coco, consuma chás diuréticos.

Sabores recomendados:
Dente de leão
Hibisco
Cavalinha
Verde
Porangaba
Amora
Urtiga

Como fazer: Usar uma colher de sobremesa da erva escolhida (prefira sempre a erva seca e de boa procedência) para 300 ml de água. Ferva a água, desligue o fogo, acrescente a erva e abafe por cinco minutos.

Veja também