Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Dia do café: conheça quatro usos não gastronômicos da bebida

14 abr 2021 | Lifestyle

Por Redação

O café e a sua borra podem ser usados como esfoliante natural (Foto: iStock)

Hoje, 14 de abril, é o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros. Seja ele carioca, cappuchino, pingado, americano, amargo ou expresso, o café é uma paixão nacional. No entanto, a bebida, que não tem um registro oficial da sua origem, tem utilidades diversas, e não apenas gastronômicas. Confira! 

LEIA MAIS >> Kombucha, kefir e chai: conheça as três bebidas e aprenda sobre outras culturas

Mercadinhos São Luiz celebram Dia Mundial do Café com descontos de rótulos

Tratar a pele

Já faz algum tempo que o café vem sendo utilizado como alternativa para tratamentos de beleza. O café e a sua borra é um esfoliante natural muito eficaz, uma vez que os grãos moídos estimulam a renovação celular. Além disso, o grão pode ser adicionado a cosméticos para estimular o crescimento dos fios, esfoliar e limpar a pele, remover celulite e eliminar as olheiras, estimulando a renovação celular. 

Limpeza espiritual

Por eliminar maus odores e ao mesmo tempo promover uma limpeza profunda, o café também é utilizado para rituais de purificação e limpeza espiritual, podendo ser achado em incensos e aromas. Acredita-se que as propriedades da bebida criam à nossa volta um escudo protetor, que além de repelir as energias negativas e afastar espíritos, ainda fortalece nossa defesa energética. 

O café também pode ser usado para limpezas espirituais. (Foto: Pexels)

Elimina sujeiras 

A borra do café é abrasiva, por isso pode ajudar a remover o acúmulo de sujeira em superfícies difíceis de limpar. Ela pode ser usada para limpar a pia da cozinha, polir panelas ou limpar a grelha. Contudo, deve-se ter cuidado para não usá-la em qualquer tipo de material poroso, uma vez que pode causar manchas. 

Fertilizante 

A borra de café também pode ser usada como fertilizante (Foto: Reprodução/Pinterest)

A borra do café também oferece nutrientes importantes para o solo como carbono, nitrogênio e matéria orgânica. No entanto, para utilizar como fertilizante não é aconselhável colocá-la direto no solo. O ideal é misturar a borra de café com outros fertilizantes ou adubos que possuem nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como esterco de animais. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE