Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Passeios culturais em Fortaleza: confira exposições e pontos turísticos para visitar

8 maio 2023 | Lifestyle

Por Marília Serpa

Equipe da Plataforma MT preparou uma lista com os principais passeios culturais de Fortaleza

Exposição “Novos olhares para Monalisa” (Foto: Reprodução/Instagram)

Para além das belas praias, que são uma das marcas mais fortes da capital cearense, Fortaleza possui uma série de exposições em cartaz e pontos turísticos para serem visitados. Os passeios se tornam ainda melhores porque boa parte desses locais são gratuitos, proporcionando uma experiência cultural única, marcante e acessível para todos os públicos.

LEIA MAIS >> Mostra ‘Leonilson e a Geração 80’ é inaugurada em Fortaleza e celebra os 35 anos da Multiarte

CasaCor Ceará: Neuma Figueirêdo revela local da edição 2023

A equipe da Plataforma MT preparou uma lista com os principais passeios culturais em Fortaleza, a qual deve ser atualizada no decorrer que novas exposições forem sendo lançadas na capital. Confira:

Caixa Cultural de Fortaleza

Em cartaz até o dia 28 de maio, a exposição “Novos olhares para Monalisa” reúne 209 obras do acervo da colecionadora Veridiana Brasileiro, sendo cerca de 50 delas inéditas, na Caixa Cultural de Fortaleza. Com entrada gratuita, a mostra proporciona uma experiência encantadora, com a famosa criação de Leonardo da Vinci sendo retratada sob as perspectivas de outros artistas.

Exposição “Novos olhares para Monalisa” na Caixa Cultural de Fortaleza (Foto: Marília Serpa)

A exposição, em sua 23ª edição, traz escultura em papel machê, desenho em pastel, pintura acrílica sobre tela, xilogravura, pintura óleo sobre tela, bordado sobre tecido, pastel sobre papel e arte digital. A curadoria selecionou obras de artistas de várias regiões do Brasil e do exterior, como Siron Franco, Romero Britto, Espedito Seleiro, Stênio Burgos, Paulo Gouvêa, Zé Tarcísio e Vando Figueiredo.

Local: Caixa Cultural de Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema).

Funcionamento: Terça-feira a sábado, de 9h às 20h; domingos e feriados, de 12h às 19h.

Entrada: Gratuita.

Pinacoteca do Ceará

A mostra de abertura da Pinacoteca do Ceará, “Bonito pra chover“, contempla o público com três exposições: “Se arar”, coletiva de obras produzidas por diferentes gerações no Ceará; “No lápis da vida não tem borracha”, em homenagem aos 100 anos de nascimento do artista Aldemir Martins; e “Amar se aprende amando”, em homenagem aos 100 anos de nascimento do artista Antonio Bandeira.

Exposição “Amar se aprende amando” na Pinacoteca do Ceará (Foto: Divulgação)

Em cartaz até junho de 2023, a mostra traz o festejo de um Ceará plural, desdobrado em suas potências e celebrado por sua força poética. A inauguração da “Bonito pra chover, em dezembro de 2022, é uma forma de celebrar conjuntamente os centenários de Antonio Bandeira e Aldemir Martins, artistas que fizeram da vanguarda seus percursos.

Local: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro).

Funcionamento: Quinta-feira a sábado, de 12h às 20h; domingo, 10h às 18h.

Entrada: Gratuita.

Museu da Fotografia de Fortaleza

A exposição “Homo Sapiens – O homem que sabe o que não sabe” entrou em cartaz no Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) desde março deste ano, com cerca de 80 fotografias de Daniel Taveira e curadoria de Diógenes Moura. Com visitação gratuita, o espaço promove uma experiência para o público de conhecer costumes e manifestações sociais Israel, Índia e Etiópia.

“México”, fotografia da exposição “Homo Sapiens” no Museu da Fotografia de Fortaleza (Foto: Daniel Taveira)

A mostra apresenta um fio condutor da existência humana, representada por rituais, tendo sido iniciado pela Etiópia, país mais antigo da África, berço cultural da humanidade e local onde ocorreu a primeira identificação Homo Sapiens. Da Índia, Daniel traz verdades solidificadas em percepções e registros imagéticos, que redefiniram sua crença. 

De sua imersão em Israel, o público vai conferir imagens de um país de contrastes. De um lado, a religiosidade quase fanática das muitas crenças, competindo num misto de religião, raça e política, muitas vezes irreconciliáveis entre os muros da antiga cidade de Jerusalém. A visitação termina em uma sala dedicada à celebração do Dia dos Mortos, tradição do México.

Local: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota).

Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 12h às 17h. 

Entrada: Gratuita.

Espaço Cultural Unifor

Para comemorar os 50 anos da Universidade de Fortaleza, foi inaugurada, em março, a exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, com curadoria de Denise Mattar. A mostra, que possui entrada gratuita, segue até dezembro no Espaço Cultural Unifor, com o intuito de gerar, a partir das obras, uma ampla discussão sobre diversos aspectos da questão de gênero.

Exposição “Elas – De Musas a Autoras” no Centro Cultural Unifor (Foto: Divulgação)

A exposição é dividida em três alas no andar superior do local, sendo a primeira destinada às Musas, abrigando obras de artistas homens que elegeram a mulher como tema; na segunda, intitulada Autoras, são exibidas obras de artistas mulheres, já reconhecidas como autoras; além do espaço Diálogo, destinado para debates, intervenções e ativações.

Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz).

Funcionamento: Terça a sexta-feira, 9h às 19h; sábado e domingo, 12h às 18h.

Entrada: Gratuita.

Galeria Leonardo Leal

Em cartaz até o dia 26 de maio, a exposição “Binário Armada: do Real ao Utópico” reúne uma produção de cenários e personagens oníricos na Galeria Leonardo Leal. A curadoria ficou por conta de Maria Eduarda Mota, que define que a mostra como algo envolvido “pela beleza do natural e pelo encanto do sobrenatural, numa perspectiva vulnerável e profunda”.

Exposição “Binário Armada: do Real ao Utópico” em cartaz na Galeria Leonardo Leal (Foto: Reprodução/Instagram)

Local: Galeria Leonardo Leal (R. Visconde de Mauá, 1515).

Funcionamento: De terça a sexta-feira, de 12h às 20h; sábado, de 10h às 13h.

Entrada: Gratuita.

Galeria Multiarte

Para celebrar os 35 anos de história, a Galeria Multiarte realizou a abertura da exposição “Leonilson e a Geração 80“, que visita obras do artista cearense e de grandes nomes que participaram da mostra histórica “Como vai você, Geração 80?”, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1984. Com curadoria de Marcus Lontra, a mostra fica em cartaz até 3 de junho.

“As naves” (1983), de Leonilson (Foto: Divulgação)

A  exposição também reúne obras de Adir Sodré de Souza, Alex Vallauri, Beatriz Milhazes, Chico Cunha, Ciro Cozzolino, Daniel Senise, Fernando Barata, Gervane de Paula, Gonçalo Ivo, Hilton Berredo, Jorge Guinle, Leda Catunda, Luiz Zerbini e Sérgio Romagnolo e Leonilson, que também será homenageado na 74ª edição do Salão de Abril, um dos mais antigos eventos de arte promovidos no Brasil.

Local: R. Barbosa de Freitas, 1727 – Aldeota.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 10h às 18h.

Entrada: Gratuita.

Theatro José de Alencar

Considerado uma das contruções mais importantes de Fortaleza, o Theatro José de Alencar é um dos passeios culturais que todo mundo precisa fazer pelo menos uma vez. O espaço foi inaugurado em 1910 e já foi ponto para receber inúmeras atrações. Atualmente, ele segue sendo utilizado para ser palco de diferentes apresentações e possibilita visitação guiada, com duração de uma hora.

Theatro José de Alencar em Fortaleza (Foto: Reprodução/Twitter)

Local: R. Liberato Barroso, 525 – Centro.

Entrada: Visitação guiada R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Bilheteria: (85) 3101-2586 / WhatsApp: (85) 98211-6763.

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar

O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, apontado como um dos principais centros culturais do Brasil, oferece diferentes experiências ao público: biblioteca, planetário, salas de cinema, teatro, auditórios, espaço para exposições e uma área verde onde são realizadas apresentações musicais em épocas festivas, como as festas juninas, por exemplo.

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar em Fortaleza (Foto: Reprodução/Instagram)

O espaço também dsipõe do Museu de Arte Contemporânea e do Museu da Cultura Cearense, além de outros pontos imperdíveis para um passeio cultural inesquecível em Fortaleza. O Dragão do Mar também é um ótimo local para quem gosta de curtir a vida noturna, uma vez que oferece boas opções de restaurantes, bares e cafeterias ao ar livre.

Local: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

Funcionamento: De segunda a domingo, de 9h às 21h.

Entrada: Gratuita, com exceção do teatro, planetário e cinema.

Museu do Ceará

Instalado em um edifícil inaugurado em 1871, o Museu do Ceará é uma ótima opção de passeio cultural para quem deseja conhecer mais da história da região, uma vez que dispõe de um grande acervo de peças famosas, relíquias interessantes, como o chapéu, a bengala e a batina do Padre Cícero, um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião, a primeira planta da cidade, e outros.

Museu do Ceará em Fortaleza (Foto: Reprodução/Twitter)

Local: R. São Paulo, 51 – Centro.

Entrada: Gratuita.

Contato: [email protected].

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE