PUBLIEDITORIAL

Pele bonita e saudável requer cuidados

Por Redação
Pele bonita e saudável requer cuidados
Adote uma rotina de lavar, tonificar, hidratar e proteger a sua pele. Foto: RomarioIen/Shutterstok

Sol, calor, vento, poeira, poluição, hábitos alimentares e muitos outros fatores afetam diretamente a nossa pele. Cuidar bem do maior órgão do corpo humano é importante não só esteticamente, mas para nossa saúde. E nessa época do ano, Carnaval, vários bloquinhos na rua com muito sol, a pele pede mais cuidado. Gerlany Souza, esteticista do Núcleo Sesc Saúde, fala um pouco sobre a importância do cuidado com a pele e dá dicas de como manter sua pele linda.

De acordo com a esteticista, ao passar dos anos a pele vai perdendo a elasticidade e apresentando os inevitáveis sinais do tempo. Por isso, os cuidados diários nos garantem envelhecer com uma pele bonita e saudável, e devem começar cedo.

LEIA MAIS >> Dermatologista dá dicas para manter o cabelo saudável durante o verão

Hermès e Carolina Herrera lançam primeiras coleções de maquiagens

Ela informa que geralmente é na adolescência que surgem as primeiras alterações, por conta dos hormônios, hábitos e fatores genéticos. “Essa seria a primeira fase de cuidados que se estende por todas as outras”, pontua.

Mas antes de começar a usar qualquer tipo de produto, Gerlany Souza destaca ser de extrema importância fazer uma avaliação com um profissional habilitado. “Cada pele tem suas características e necessidades. O uso do cosmético adequado faz toda a diferença no tratamento, manutenção e prevenção dos cuidados”, avisa.

Antes de começar a usar qualquer tipo de produto, é preciso fazer uma avaliação da pele com um especialista. (Foto: iStock)

De acordo com ela, é o dermatologista que faz uma anamnese detalhada da pele e indica as orientações de acordo com necessidade e queixa de cada paciente. Outro detalhe importante é que os cuidados durante o dia são diferentes da noite.

“Durante o dia é quando nossa pele fica mais exposta então é fundamental não esquecer a proteção. Já durante a noite é o momento de descanso do corpo e da pele, é aquela hora que nosso rosto absorve os nutrientes e vitaminas. Esse seria a hora ideal para usar produtos específicos de tratamento de acordo com a orientação do esteticista”, explica.

Fica a dica:

  1. Limpeza – Uso do sabonete correto: Sempre de preferência os sabonetes líquidos, são mais higiênicos e impedem a proliferação de acnes.

Lembrando que para cada tipo de pele há um tipo de sabonete específico. E uma dica muito importante: nunca use sabonetes corporais no rosto, pois a necessidade e PH da pele muda de uma região para outra.

Confira sete dicas especiais para ter uma pele linda e saudável

  1. Protetor: Use protetor solar de 3 em 3 horas, mesmo em dias nublados, pois não é somente o sol que prejudica nossa pele. Fatores externos como luzes artificias, poluição e calor também são prejudiciais.
  2. Esfoliação: Esfoliar uma vez por semana ajuda no processo de renovação.
  3. Hidratação – Beber bastante água: Assim como todo o corpo, a pele também se beneficia de uma boa hidratação. Um corpo hidratado é um corpo saudável.
  4. Tirar sempre a maquiagem: A maquiagem pode carregar sujeiras, poluição e suor. Não tirar corretamente, todos os dias, pode favorecer o surgimento de acnes e infecções na pele. Então, demaquilar é fundamental no processo da rotina de cuidados.
  5. Rotina ideal para o dia: Lavar, tonificar, hidratar e proteger.
  6. Rotina ideal para a noite: Demaquilar, lavar, tonificar e tratar com os produtos indicados por um profissional.

Veja também