18 fev 2020 | lifestyle
Sol, calor, vento, poeira, poluição, hábitos alimentares e muitos outros fatores afetam diretamente a nossa pele. Cuidar bem do maior órgão do corpo humano é importante não só esteticamente, mas para nossa saúde. E nessa época do ano, Carnaval, vários bloquinhos na rua com muito sol, a pele pede mais cuidado. Gerlany Souza, esteticista do Núcleo Sesc Saúde, fala um pouco sobre a importância do cuidado com a pele e dá dicas de como manter sua pele linda.
De acordo com a esteticista, ao passar dos anos a pele vai perdendo a elasticidade e apresentando os inevitáveis sinais do tempo. Por isso, os cuidados diários nos garantem envelhecer com uma pele bonita e saudável, e devem começar cedo.
LEIA MAIS >> Dermatologista dá dicas para manter o cabelo saudável durante o verão
Hermès e Carolina Herrera lançam primeiras coleções de maquiagens
Ela informa que geralmente é na adolescência que surgem as primeiras alterações, por conta dos hormônios, hábitos e fatores genéticos. “Essa seria a primeira fase de cuidados que se estende por todas as outras”, pontua.
Mas antes de começar a usar qualquer tipo de produto, Gerlany Souza destaca ser de extrema importância fazer uma avaliação com um profissional habilitado. “Cada pele tem suas características e necessidades. O uso do cosmético adequado faz toda a diferença no tratamento, manutenção e prevenção dos cuidados”, avisa.
De acordo com ela, é o dermatologista que faz uma anamnese detalhada da pele e indica as orientações de acordo com necessidade e queixa de cada paciente. Outro detalhe importante é que os cuidados durante o dia são diferentes da noite.
“Durante o dia é quando nossa pele fica mais exposta então é fundamental não esquecer a proteção. Já durante a noite é o momento de descanso do corpo e da pele, é aquela hora que nosso rosto absorve os nutrientes e vitaminas. Esse seria a hora ideal para usar produtos específicos de tratamento de acordo com a orientação do esteticista”, explica.
Lembrando que para cada tipo de pele há um tipo de sabonete específico. E uma dica muito importante: nunca use sabonetes corporais no rosto, pois a necessidade e PH da pele muda de uma região para outra.