logo

Por que as pessoas estão mudando o cabelo durante a quarentena

Por Tainã Maciel
Por que as pessoas estão mudando o cabelo durante a quarentena
Celebridades mudam de visual durante o período de isolamento sociel (Foto: Reprodução/Instagram)

Cabelos com multiformatos, cores e tamanhos estão aparecendo cada vez mais nos feeds das redes sociais durante o isolamento social. Entre celebridades e pessoas do nosso convívio, as mudanças no visual podem ter um caráter mais profundo do que apenas o desejo por likes e estarem ligadas à autoestima.

As cantoras Rosalía e Dua Lipa, além das atrizes Rafa Brites e Bárbara Borges aderiram ao movimento, que não seu restringiu ao público feminino. Os jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Gabigol também passaram por mudanças na aparência recentemente.

LEIA MAIS >> Juliana Paes e Sabrina Sato participam de ensaios feitos pelo FaceTime; confira as fotos

Márcia Travessoni relata experiência de isolamento em meio à natureza

Segundo a psicóloga Julliana Angelim, o período de crise é convidativo para um processo de autoconhecimento e gerenciamento de questões internas. “As atividades foram reduzidas e tivemos que desacelerar. Isso convidou muitas pessoas a reavaliarem os seus conceitos sobre si mesmas e suas representações sociais”.

Esse desacelerar da rotina gera a impressão de que o tempo está passando mais devagar. “Lidar com o ócio é doloroso. Mudança no visual é um pouco sobre você se sentir vivo, que você está em movimento e talvez fugir da sensação de vazio e improdutividade”, diz Julliana.

via GIPHY

As transformações também podem estar relacionadas à construção de uma nova identidade e uma expressão interna e externa. “O significado desse comportamento vai depender do contexto em que acontece e da intenção dessa experiência na vida do sujeito. Pode ser um ato de libertação, desapego, revolução, de arricar-se e de compactuar ou não com padrões”, afima a psicóloga Camilla Angelim.

Além disso, essas mudanças são especiais para as mulheres. “A mulher tem uma relação mais íntima com aquilo que é simbólico. Muitas vezes as transformações das mulheres vão vir permeadas de transformações simbólicas e a visual é uma delas”, afirma Camilla.

Antes e depois de Bárbara Borges (Foto: Reprodução/ Instagram)

Bárbara Borges, por exemplo, resolveu se desfazer por completo dos fios neste período. A atriz, de 41 anos, raspou a cabeça e usou o Instagram para explicar a decisão radical. “Uma nova versão minha nasceu. Conectada com o movimento da minha alma nessa existência. Conectada com meu coração para aprofundar no estudo de mim mesma, no meu autoconhecimento. Desapegar. Deixar ir. Eu precisava viver essa experiência. Atravessar do medo para a confiança”, explicou.

‘Liberdade natural’

O cabelo comunica autoconfiança, identidade e estilo, além de estar relacionado com a primeira imagem, a vitrine da personalidade. Mas o que acontece quando tudo na vida é revirado? “Diante dessa pandemia, a gente acaba lidando com a nossa finitude. Percebemos nossa pequenez, fragilidade e começamos a valorizar o que mais importa. Será que estou sendo eu mesma?”, diz Julliana Angelim.

Juliana Paes aparece com os cachos naturais (Foto: reprodução/Instagram)

Com os salões vazios devido ao isolamento, pessoas que não tinham coragem de deixar os cabelos brancos ou livres da chapinha estão optando por um look natural, outras estão desenvolvendo habilidades e cortando o próprio cabelo orientadas por tutorias no YouTube. Durante a quarentena, a plataforma de inspirações Pinterest teve um aumento de 417% na busca por “corte de cabelo em casa”.

Rafa Brites cortou a própria franja (Foto: Reprodução)

E se você ficou inspirado a mudar seu visual, a psicóloga Camila Eugênio dá uma dica. “Você tem que fazer um apanhado interno respondendo a algumas perguntas. Quero mesmo mudar o cabelo? Por que quero mudar? Vou saber lidar com as possíveis críticas? Depois de responder e estar consciente tem mais é que se jogar nessa experiência que, sim, pode ser benéfica”.

Veja também