Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Terapeuta da casa fala da importância da organização para iniciarmos o ano

12 jan 2022 | Lifestyle

Por Jacqueline Nóbrega

Segundo Érica Portugal, para iniciarmos o ano de 2022 com mais conquistas e leveza devemos fazer da organização uma grande aliada

Érica Portugal é fundadora do projeto Casa Harmonizada (Foto: Arquivo pessoal)

A psicanalista e terapeuta da casa Érica Portugal ajuda os clientes a harmonizarem sua casa interna e externa. Como estamos iniciando um novo ano, o Site MT conversou com a profissional sobre a importância da organização. Ela reforça que ser organizada é imprescindível para tudo. “Uma agenda, uma casa organizada se traduz em produtividade, saúde e bem-estar. Se queremos um ano realmente novo, com mais conquistas e levezas, a melhor forma é iniciar fazendo da organização uma grande aliada”, orientou. 

LEIA MAIS >> Nutricionista ensina 5 receitas caseiras para fortalecer a imunidade

Nutricionista ensina como fazer detox no corpo após as festas de fim de ano

Érica afirma que organizar armários, roupas, objetos e pertences têm o poder de renovação. “É uma lei universal: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, sendo assim, se quero que o novo chegue em minha vida, preciso abrir mão de tudo aquilo que está ocupando espaço e estagnando a energia que deveria circular com tranquilidade”. 

A terapeuta da casa salientou que quando organizamos a casa, abrimos espaço para a energia fluir sem barreiras. “E isto muda o ambiente, muda a energia, nos sentimos mais leve, destravamos áreas que estavam bloqueadas e temos uma sensação muito boa”. 

No entanto, tem pessoas que não sabem por onde começar essa grande organização. Érica, então, dá a dica: iniciar fazendo um diagnóstico do que precisa ser organizado e fazer um planejamento. Ela, inclusive, dá um passo a passo:

  • Faça um passeio pela casa, observando todos os ambientes e anotando tudo o que precisa ser feito em cada um, desde organização, reformas, mudanças, entre outros;
  • Ao final deste “passeio” escolha um ambiente para iniciar o processo. Não queira fazer tudo de uma vez, sempre comece e termine um espaço para iniciar outro;
  • Escolhido o espaço, comece pela triagem, separe tudo da seguinte maneira: o que será jogado fora, as peças para doação, o que está no local errado, o que precisa de conserto e o que ficará;
  • Limpe bem o local e reorganize tudo o que voltará para este ambiente;
  • Termine borrifando água com alecrim e sinta a diferença no espaço e em seu interior. 

A casa reflete o interior do morador

Érica Portugal iniciou a trajetória profissional como consultora de Feng Shui, Radiestesia e designer de interior. “No entanto, a medida em que trabalhava nas casas, comecei a perceber a relação dos moradores com o ambiente e principalmente o quanto nossa casa reflete nosso interior. Iniciei, então, uma série de cursos de autoconhecimento, filosofia e principalmente sobre a relação da casa com seus habitantes… A partir daí tornei-me terapeuta da casa e fundei a Casa Harmonizada, um programa totalmente voltado para a harmonia do ser e do lar”. 

Como a busca por conhecimento é infinita, Érica cursou, ainda, psicanálise e está fazendo um curso de Constelação Sistêmica. “Hoje trabalho com sessões de psicanálise e práticas integrativas, bem como o processo Casa Harmonizada, que visa harmonizar casas e vidas. Desenvolvi também uma técnica chamada Terapia Imaginal de Desenvolvimento Pessoal. São doze sessões onde a pessoa chega com uma questão a ser trabalhada e nestes doze encontros vamos traçando a jornada da mudança. Os resultados são fantásticos. Sou apaixonada por esta técnica. Em meu Instagram (@casa_harmonizada) faço duas lives semanais sobre harmonização interna e externa e no meu canal do YouTube (Casa Harmonizada por Érica Portugal), lanço vídeos semanais sobre o tema”. 

Depoimento

Eli Sousa vivenciou o projeto de Érica Portugal e contou que ele “fez toda a diferença em sua vida”. Ao Site MT, ela falou sobre a experiência: “O trabalho que a Érica fez é indescritível, mas posso afirmar que fez toda diferença na minha vida. Ela tem um método de trabalhar não apenas o emocional do paciente, vai além; é como se fosse literalmente uma reforma que começa no interior e transcende mudando tudo em volta, inclusive o externo e o ambiente para essa nova versão habitar.”

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE