logo

Veja a revelação do Amigo Secreto Indica Livro e descubra as obras escolhidas

Por Redação
Veja a revelação do Amigo Secreto Indica Livro e descubra as obras escolhidas
Saiba mais sobre as indicações de livros dos convidados

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado nesta quinta-feira (23), o Site MT promove uma ação especial: o Amigo Secreto Indica Livro, com a participação de Artur Bruno, Marcus Novais, Márcio Crisóstomo, Vanessa Queirós e Imaculada Gordiano.

Cada convidado indicou um livro de sua preferência como um presente para seu amigo secreto. Toda a organização da ação foi online e o resultado da brincadeira literária você pode conferir no IGTV do Instagram Márcia Travessoni.

LEIA MAIS >> Seis dicas para começar a escrever criativamente

Personalidades compartilham dicas de leitura para 2020

Livros escolhidos

De poemas à relatos históricos, as indicações dos livros foram diversas e realizadas com sensibilidade pelos participantes. Saiba mais sobre cada obra:

Artur Bruno presenteia Márcio Crisóstomo

Livro “Fortaleza, uma breve história”, de Artur Bruno e Airton de Farias (Foto: Divulgação)

Apaixonado por história, Artur Bruno indicou o livro “Fortaleza, uma breve história“, de sua autoria com Airton de Farias, para Márcio Crisóstomo. Na obra, a capital cearense é apresentada como uma narrativa histórica, das “origens” ao “presente”.

A partir desse recorte historiográfico, o leitor conhece os principais processos políticos, econômicos e sociais que têm impacto importante para o aceleramento das transformações em Fortaleza, com destaque para a segunda metade do século XX.

Márcio Crisóstomo presenteia Marcus Novais

“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, romance de Machado de Assis com ilustrações Cândido Portinari (Foto: Divulgação)

Publicado em 1881, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é, possivelmente, o mais importante romance brasileiro de todos os tempos. Inovador, irônico, rebelde, toca no que há de mais profundo no ser humano.

A edição da Antofágica, indicação de Márcio Crisóstomo para Marcos Novais, conta com 88 ilustrações de um dos expoentes da arte no Brasil, Candido Portinari, que dão uma nova camada de interpretação ao clássico.

Marcus Novais presenteia Vanessa Queirós

“Memórias inventadas – As infâncias de Manoel de Barros” (Foto: Divulgação)

O poeta Manoel de Barros um dia pensou em publicar três livros. Um que tratasse da infância, outro da mocidade e mais um sobre a velhice. O livro “Memórias Inventadas“, indicação de Marcos Novais para Vanessa Queirós, reúne os versos das três infâncias do autor.

O estilo único do poeta, com simplicidade e leveza, faz do livro uma obra que se lê e relê com prazer e encantamento.

Vanessa Queirós presenteia Imaculada Gordiano

Livro “Em busca de sentido”, de Viktor E. Frankl (Foto: Divulgação)

O livro “Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração”, indicação de Vanessa Queirós, é um relato pessoal do fundador da Logoterapia, Viktor E. Frankl.

Na obra, ele conta sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica.

Imaculada Gordiano presenteia Artur Bruno

Livro “O Cemitério de Praga”, de Umberto Eco (Foto: Divulgação)

O “Cemitério de Praga“, indicação de Imaculada Gordiano, é um romance histórico de Umberto Eco, publicado em 2010. O nome do livro é uma alusão ao antigo Cemitério Judeu de Praga, onde, de acordo com “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, judeus teriam conspirado para dominar o mundo. A história contém uma boa dose de suspense e reviravoltas.

Data especial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura criou a data do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” para encorajar as pessoas a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos. Deu até vontade de devorar um exemplar, não foi?

Veja também