Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Publieditorial

Como escolher a cor certa para renovar os ambientes de casa

30 abr 2022 | Living

Por Redação

A arquiteta Belle Diocleciano dá dicas de como transformar os ambientes usando cores sem cair em clichês

A arquiteta Belle Diocleciano orienta como escolher cores que correspondam ao clima que se quer criar em um espaço. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Para dar uma cara nova aos ambientes nem sempre exige uma grande reforma: às vezes, uma boa pintura pode mudar o mood do local. E é exatamente essa a especialidade da arquiteta Belle Diocleciano, especialista em Design de Interiores e que adora pôr cor em tudo, como ela mesma define. Em entrevista à Plataforma MT, ela explica como dar uma nova cara aos espaços apenas usando cores. 

LEIA MAIS >> Arquiteta brasileira arremata casa histórica na Itália por 1 euro

Confira 5 tendências de decoração para o ano de 2022

O passo inicial, segundo Belle, é entender a finalidade daquele espaço. “É um quarto, onde a prioridade é o conforto e uma sensação de aconchego? Uma sala que recebe visitas e reúne pessoas?”, exemplifica. O segundo passo é observar o pontos de cor que já existem. “É importante lembrar que cor não é apenas o que está na parede, em forma de tinta. A madeira tem cor, planta tem cor, os estofados tem cor”, completa a arquiteta. 

Cores para todos os gostos

Belle desmistifica a ideia de que cores só podem ser usadas em ambientes lúdicos ou infantis, e explica que é possível, sim, ter um espaço bem colorido sem deixar de lado a elegância e a sofisticação. “As marcas de tintas, hoje, investem muito em tecnologia dos produtos, nos oferecendo diversos tipos de acabamentos e cores . O que é preciso entender é que existem diversos tons de cada cor e o segredo está em saber escolher”, ressalta.

A dica da profissional é buscar entender a energia que se deseja passar em cada ambiente para, assim, decidir se quer usar um tom mais claro ou mais escuro. 

Belle orienta observar todos os pontos de cores no ambiente, inclusive dos objetos em madeira e das plantas usadas na decoração, por exemplo. (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de ser super popular a ideia de que existe uma cor ideal para cada cômodo da casa, Belle orienta as pessoas a escolherem o tom que mais combina com a personalidade dos donos, para que aquele espaço tenha uma identidade própria, e não apenas siga uma cartilha universal. “É preciso entender que temos gostos diferentes em relação a cores de acordo com a área. Posso gostar de vestir vermelho, mas não gostaria de ter uma parede vermelha”, ilustra. “As cores na nossa casa impactam no dia a dia e nas emoções sentidas nos ambientes”. 

Nos projetos em que assina, após entender as cores que cada dos clientes um gostaria de ver nos ambientes, a arquiteta busca observar as cores que já existem, seja no piso, nas portas e janelas ou em outros detalhes, para então propor o uso de outros tons. Um piso escuro, por exemplo, não combina com um ambiente que quer passar leveza.

Tendências

Anualmente, agências de tendências elegem as “cores do momento”, que serão aplicadas desde maquiagem até roupas e decoração. Em 2022, a cor eleita pela Pantone, por exemplo, foi o Very Peri, uma espécie de lilás. Belle Diocleciano conta que gosta de acompanhar essas tendências, mas busca usá-las apenas como referências, e aponta ainda as cores favoritas dela.

“Defendo o uso do azul em todas as estações. É a cor do céu, do infinito, da tranquilidade, e usado do jeito certo, transforma qualquer ambiente. Os tons de lilás também estão super em alta! Você pode ousar mais com os tons mais escuros, como o roxo e o púrpura, como ser mais elegante e discreto com os tons mais claros e com menos contraste”, revela.

Azul é a cor favorita da arquiteta Belle Diocleciano. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Este conteúdo tem o apoio de Tintas Iquine, marca brasileira que conta com a Máquina de Cores. Essa ferramenta permite ao cliente escolher, no leque de cores da Iquine, as cores de preferência para o ambiente e preparar em minutos, na loja. São milhares de cores, pelo mesmo preço do branco. Saiba mais no site da Iquine.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE