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Ana Khouri e Fernando Jorge: conheça os joalheiros brasileiros que conquistaram celebridades mundo afora

26 jan 2023 | Moda

Por Laura Beatriz

As peças produzidas pelos profissionais já foram usadas por personalidades como Lady Gaga, Michelle Obama, Beyonce, entre outras

Lady Gaga usando brincos da Ana Khouri no Festival de Cinema de Toronto, em 2018 (Foto: Reprodução/ Instagram)

Ana Khouri e Fernando Jorge, dois designers de joias que trilham caminhos de sucesso no Brasil e no exterior. Os profissionais vivem um momento de consolidação no mercado de alto luxo.

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Ana Khouri conquistou nomes como Lady Gaga, Scarlett Johansson, Charlize Theron, Michelle Obama e a vice-presidente americana Kamala Harris. As peças produzidas por Fernando Jorge já foram usadas por Angelina Jolie, Beyoncé, Oprah Winfrey, Adele, Julia Roberts, entre outras.

Os dois brasileiros fazem parte da lista da JCK, uma das mais importantes publicações voltadas ao setor de joias, como designers que definiram a década. 

A dupla também integra o Fashion Label Brasil, programa de exportação de moda da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), que visa promover empresas brasileiras no exterior.

Fernando Jorge

Fernando Jorge começou a carreia no Brasil, mas foi em Londres que firmou sua carreira (Foto: Reprodução/ Twitter)

Fernando nasceu em Campinas e tentou seguir um caminho profissional mais corporativo na engenharia e transportes internacionais. Até que, convencido por colegas do talento como desenhista, entrou para o curso de design da Universidade Mackenzie, em São Paulo, e depois trabalhou em uma fábrica de joias com grandes redes como clientes.

Mudou-se para Londres por um mestrado em design de joias na Central Saint Martins. Aos poucos, conquistou espaço nas grandes multimarcas, clientes famosas e internacionais e um espaço no salão de joalheria da Bergdorf Goodman ao lado dos principais nomes do design mundial.

Peças icônicas do designer, como os brincos de diamantes Disco, usados por Beyoncé, Viola Davis e Mariah Carey, o anel de ouro Stream e o brinco de ouro Flame podem ser encontradas em lojas conceituadas de 26 cidades ao redor do mundo, e também podem ser compradas direto no site dele. 

Ana Khouri 

Ana Khouri criou sua marca em 2013 (Foto: Reprodução/ Twitter)

Ana Khouri passou seus anos de formação entre o Brasil, seu país natal e os Estados Unidos, onde reside. Escultora por formação, Ana escolheu a joalheria como plataforma para seu trabalho.

Nascida em Londrina, cresceu na Flórida. De volta ao Brasil, estudou artes plásticas na Faap, em São Paulo. Com 22 anos foi para Nova York, onde trabalhou em galerias de arte e no Metropolitan Museum of Art. 

A conexão com a moda se fortaleceu na assistência a estilistas como Stella Mccartney e Richard Chai. Foi da proximidade com esse mundo que algumas modelos passaram a usar suas peças, a pedir e a emprestar. Quando Madonna foi vista, em 2008, usando uma das tiaras de ouro que confeccionou, seu nome ganhou tração. 

Ana Khouri criou sua marca em 2013 e trabalha com duas linhas: alta joalheria, peças únicas e vendidas apenas em seu ateliê em Nova York com hora marcada, em leilões de luxo ou em eventos especiais; e a linha Fine, com edições de dois a 15 exemplares disponíveis em lojas selecionadas, como a The Row, das irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen.

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