Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Co-criador do DFB retorna ao festival com marca de jeans sustentável

12 maio 2022 | Moda

Por Redação

Josenias Junior se uniu a Paulo Rabelo para criar a Banana Urbana, brand que economia água e energia na produção de jeans

Após 20 anos longe do DFB, Josenias Junior retorna ao festival com a Banana Urbana, apresentando jeans sustentável. (Foto: Reprodução/ Instagram)

A moda é feita de ciclos, não apenas relacionados às tendências, mas também envolvendo os personagens que atuam nesse cenário. O estilista Josenias Junior, co-criador do DFB Festival ao lado de Cláudio Silveira, retorna este ano ao festival com a marca de jeans sustentável Banana Urbana. “Essa estreia traz, sim, um frio na barriga, um pouquinho de medo, de ansiedade, de apresentar um novo projeto após mais de 20 anos”, revelou em entrevista à Plataforma MT.

LEIA MAIS >> Cláudio Silveira assina desfile de abertura do DFB 2022 com looks de 20 estilistas

DFB 2022: Kallil Nepomuceno apresenta street style colorido e alta-costura sustentável

Por se identificar mais como estilista do que mesmo como organizador de eventos, Josenias acabou se afastando do evento e, em 2019, resolveu criar a Banana Urbana “como um embrião de ideias com o olhar voltado para sustentabilidade e economia social“, definiu.

Mas foi apenas no segundo semestre de 2021 que a BU, como também é chamada, ganhou forma, quando ele se juntou ao amigo e agora sócio Paulo Rabelo, que partilha das mesmas ideias. “Não acreditamos que se deva olhar de forma diferente para buscar fazer um jeans sustentável, pois isso deve ser o comum. [Devemos] buscar novas soluções de menor impacto ambiental, que reduza o consumo de produtos químicos e de água no processo de fabricação do jeans”, explicou Josenias, que é diretor criativo da marca.

A produção das peças jeans da brand têm economia de água e energia elétrica. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Para a estreia no DFB 2022, a Banana Urbana apresentará um desfile que conta com a colaboração criativa de outros nomes da moda local: Leo Macedo, Anastácio Junior e a estilista Marcela Borges, “mostrando que a marca não é uma pessoa, um dono, e sim um corpo criativo pulsante”, antecipou Josenias.

Jeans sustentável

Para se produzir uma calça jeans, peça presente no guarda-roupa da maioria das pessoas, é gerado um grande impacto ambiental. Segundo Josenias, durante a produção convencional de uma peça, são gastos cerca de 55 litros de água. “A calça da Banana Urbana, com os processos que desenvolvemos, consome 23,5 litros e tem uma economia de 84% de energia elétrica”.

Além disso, a brand busca trazer sempre a brasilidade e o resgate cultural nas peças, que são produzidas a partir de projetos em colaboração com comunidades artesãs e também com novos designers.

Serviço

Desfile Banana Urbana no DFB 2022

Data: 27 de maio, às 19h
Local: Aterro da Praia de Iracema

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE