Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cabeto resgata foto com Costanza Pascolato na Maraponga; veja outras memórias

12 jun 2021 | Moda

Por Redação

Em sessão de fotos nas dunas da Prainha, modelo gaúcha usa macacão drapeado feito por Cabeto nos anos 1980. (Foto: Arquivo pessoal)

Registrar momentos importantes da vida nunca saiu de moda. A geração que documenta o cotidiano e o extraordinário, em grande parte, nas redes sociais foi precedida por outras que capturavam os momentos importantes em fotografias. A experiência de abrir um álbum antigo é única ainda mais quando ele pertence ao estilista Carlos Alberto Castelo Branco de Carvalho, o famoso Cabeto, onde podemos encontrar cliques com Costanza Pascolato, Betty Faria e até Elba Ramalho.

LEIA MAIS >> Ícone da moda nos anos 1980, Cabeto lembra trajetória e desfiles no meio da rua

Cearense que criou look de Marquezine para Elle conta bastidores da produção

Natural de Luzilândia, interior do Piauí, Cabeto encontrou em Fortaleza espaço para desenvolver a arte de criar roupas e, aos 71 anos, continua exercendo com orgulho a profissão. Essa matéria é um convite para visitarmos a história do estilista – começando pelos anos 1970 – com direito a muitos desfiles, viagens, festas e grandes encontros.

Cabeto e Costanza Pascolato em evento de moda no Ceará, nos anos 1980. (Foto: Arquivo pessoal)

Um dos mais icônicos registros de Cabeto é com ninguém menos que Costanza Pascolato, célebre consultora de moda que estava no Ceará, nos anos 1980, participando do Ceará Cena Fashion, que acontecia na Maraponga. “Eu tô com uma roupa toda branca em linho, valorizando o artesanato de labirinto do Ceará, ao lado da celebridade da moda Costanza Pascolato”, lembra o estilista. 

Cabeto com a atriz Betty Faria. (Foto: Arquivo pessoal)

Em outro registro dos anos 1980, Cabeto aparece ao lado da atriz Betty Faria (à esquerda, de animal print), em um evento no Iguatemi Fortaleza. Protagonista da novela “Tieta”, de 1989, Betty era uma das celebridades mais em alta naquele momento. “Essa era uma produção num desfile de moda da Casa dos Relojoeiros, que eles me contratavam. Eu botava a roupa do Cabeto, usava os óculos que eles me davam como acessório”, lembra o cearense.

Foto de 1976, em Londres, com modelos usando roupas feitas a partir de cortinas vitorianas. (Foto: Arquivo pessoal)
As roupas produzidas em Londres por Cabeto eram vendidas em um antiquário em Chelsea. (Foto: Arquivo Pessoal)

As duas imagens acima, datadas de 1976, trazem duas modelos usando peças confeccionadas por Cabeto, em Londres, a partir de tecidos de cortinas vitorianas. “Eu fazia as blusas e as saias de uma forma prática. A saia, por exemplo, estava toda em pedaços, e fazíamos um modelo envelope. As blusas tinham essas mangas quadradas com os ombros pregueados. Eu vendia num antiquário de uma amiga minha portuguesa, que tinha um negócio em Chelsea”, lembra Cabeto. Na época, o estilista morava na terra da Rainha Elizabeth II.

Simone Bellin e Cabeto, em 1972. (Foto: Arquivo pessoal)

“Essa foto também é histórica”, anuncia Cabeto. A imagem de 1972 traz ele e Simone Bellin – hoje marchant em Fortaleza -, na época em que a dupla fundou a “primeira boutique da Aldeota“. “Era na garagem de uma residência localizada na [rua] Leonardo Mota. Ela tinha estilo hippie, era pintada de roxo com os móveis laqueados de vermelho e batizamos ela ‘Sarro’, uma gíria da época que usávamos para dizer quando uma coisa era muito bonita”, recorda.

Em sessão de fotos nas dunas da Prainha, modelo gaúcha usa macacão drapeado feito por Cabeto nos anos 1980. (Foto: Arquivo pessoal)
Cabeto, uma modelo gaúcha e um modelo francês posam para o ensaio da coleção do estilista cearense, também na Prainha. (Foto: Arquivo pessoal)

As dunas da Prainha, próximo da região onde hoje está instalado o Beach Park, eram frequentemente usadas por Cabeto como cenário para as fotos das coleções que ele assinava. Ricardo Schimitt era o fotógrafo que sempre registrava as produções do estilista cearense, a exemplo das ilustradas acima, com foco em valorizar o linho e o richilieu.

Desfile assinado por Cabeto realizado na rua Monsenhor Bruno, no início dos anos 1990. (Foto: Arquivo pessoal)
Elba Ramalho e Cabeto, na Mercedez estacionada na rua Monsenhor Bruno. (Foto: Arquivo pessoal)

A rua Monsenhor Bruno era o endereço da loja de Cabeto em Fortaleza. Foi de frente para o espaço do estilista, na rua, que aconteceram os primeiros desfiles da marca e também onde deixava estacionada uma Mercedes – que aparece na foto acima, com o cearense e Elba Ramalho sobre o capô.

Registro feito na Av. Dom Luis, com Cabeto (à esq.) e um amigo usando peças da coleção que seria lançada em São Paulo. “O tecido de algodão era da Thomaz Pompeu Têxtil”, lembra. (Foto: Arquivo pessoal)
Encerramento do primeiro desfile no Dragão Fashion (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Fortaleza, Cabeto também já arrasou nas primeiras edições do Dragão Fashion que, no futuro, se tornaria a maior semana de moda autoral da América Latina. Gostou desse momento nostalgia fashion? Conheça mais sobre a trajetória de vida pessoal e profissional do estilista Cabeto clicando aqui.

Primeiro desfile de Cabeto no Dragão Fashion, com modelos usando peças de seda líquida

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE