Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

DFB 2022: Hand Lace apresenta coleção inspirada na infância da criadora da marca

18 maio 2022 | Moda

Por Redação

Edina Moreira criou a marca há sete anos e a brand caiu no gosto de celebs como Anitta e Juliana Paes

Edina Moreira é a designer à frente da Hand Lace (Foto: Luís Morais)

A segunda participação da brand cearense Hand Lace noDFB Festival será com uma coleção que faz referência às memórias da estilista fundadora da marca, Edina Moreira. O desfile, marcado para acontecer no dia 27 de maio, às 19h, na Sala 1, trará a coleção “Pé no Chão”, que faz referência à infância de Edina em Recanto, distrito do município de Irapuã Pinheiro, localizado no Sertão Central do Ceará.

LEIA MAIS >> Theresa Montenegro estreia no DFB 2022 com alfaiataria premium como destaque da coleção; veja croquis

DFB 2022: Almerinda Maria homenageia Maria Antonieta e Madonna em desfile

Filha de um agricultor e de uma empregada doméstica, ela e irmã, Erika Moreira – hoje, diretora da Hand Lace -, trabalharam na plantação e colheita de algodão, oiticica e arroz, e também na produção de tijolos de barro. Essas vivências foram refletidas nos tons empoeirados de ocre, marrons e avermelhados da paisagem do sertão, presentes na cartela de cores da coleção; bem como as simulações de texturas como a ranhura de vaso de barro trincado. 

Ainda na passarela, o feminino e masculino estarão presentes na lembrança do Padre Napoleão, que tinha como hábito levar as irmãs para missas, rezas e festas de casamento. Na coleção, recortes anatômicos, formas rígidas dos casacos e a camisaria dialogam com saias fluídas. As texturas, marca registrada do trabalho de Edina, remontam ao saber manual ensinado pela bisavó Davina: o tressé de retalhos. “Nenhum resíduo de tecido era jogado fora, tudo era reaproveitado”, relembra Edina.

A Hand Lace ainda traz à passarela roupas inspiradas nos brinquedos das crianças do sertão nordestino, na nuvens do azul céu sertanejo, e no vaso de cheiro-verde, cultivado pela mãe da dupla. 

Erika (à esq.) é irmã de Edina (à dir.) e diretora da Hand Lace. Erika fica em Fortaleza, enquanto Edina se reveza entre a Capital e São Paulo, onde mora (Foto: Divulgação)

Trajetória 

Edina nasceu no interior do Ceará e conheceu Fortaleza somente aos 12 anos. “A viagem foi uma premiação concedida a dois alunos da Escola Municipal que daria direito a visitar a Bienal do Livro de Fortaleza. Eu não era filha de ninguém poderoso, fui convidada por meu desempenho em sala de aula”, contou ao Site MT.

Mais velha e já morando na Capital, Edina trabalhou em oficinas de costura de confecções e grifes da cidade. Em seguida, cursou moda na Escola Belas Artes de São Paulo. Hoje, ela se divide entre Fortaleza e São Paulo, onde mora com a família.

VEJA AINDA >> Co-criador do DFB retorna ao festival com marca de jeans sustentável

DFB 2022: Kallil Nepomuceno apresenta street style colorido e alta-costura sustentável

À frente da Hand Lace como fundadora e designer há 7 anos, ela tem visto a marca crescer no segmento da moda: são mais de 155 mil seguidores acompanhando a grife no Instagram, ateliê em Fortaleza e São Paulo, um e-commerce e muitas celebridades usando as peças em campanhas e trabalhos. Anitta e Juliana Paes, por exemplo, são nomes que já usaram as peças da grife autoral cearense.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE