logo

Dior apresenta nova coleção de alta-costura com filme surrealista

Por Jacqueline Nóbrega
Dior apresenta nova coleção de alta-costura com filme surrealista
Uma das peças apresentadas, nesta segunda-feira (6), em vídeo que passeia pela nova coleção de alta costura da Dior (Foto: Divulgação)

A manhã de segunda-feira (6) foi marcada por um feito inédito: a Dior apresentou pela primeira vez a nova coleção de alta-costura por meio da internet. A solução foi pensada devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, que inviabilizou a possibilidade de realizar desfiles presencialmente.

Para a edição especial, Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca, pensou em surpreender o público. Por isso, se inspirou na tradição do Théatre de la Mode pós-segunda guerra mundial, na qual os criadores realizavam exposição itinerante com as roupas confeccionadas em tamanho reduzido usando bonecas como manequins, já que as clientes não podiam se deslocar até Paris para assistir aos desfiles.

LEIA MAIS >> Modelo cearense Danielle Pontes lista mudanças na rotina devido à pandemia

Fundadora da Isla fala do sucesso da marca mineira de bolsas e clutches

A coleção Outono-Inverno 20/21 da Dior, então, foi apresentada com um filme surrealista, de 14 minutos, dirigido pelo cineasta Matteo Garrone, que reúne ninfas, sereias e uma floresta encantada. No filme, dois mensageiros levam um baú que reproduz a loja da Dior da Avenue Montaigne, em Paris, e apresentam um look para cada mulher que encontram no caminho.

As artistas Leonora Carrington e Jacqueline Lamba e as fotógrafas Lee Miller e Dora Maar foram as referências de mulheres surrealistas para o vídeo. “Elas são menos conhecidas do que os homens e muitas vezes são vistas como suas musas ao invés de como as talentosas artistas que foram. As mulheres surrealistas eram muito modernas, muito pouco convencionais para o tempo em que vivam”, disse Maria Grazia à “Vogue” internacional.

“Fiz 37 designs em manequins de tamanhos reduzidos, que serão apresentados em um trunk-show que vai viajar o mundo para chegar até as nossas clientes de alta-costura”, acrescentou ainda a diretora criativa da grife.

Apresentação impactou

As cearenses Nicole Pinheiro e Paulinha Sampaio, influenciadoras digitais que fazem parte da plataforma Fhits, acompanharam a apresentação do vídeo na hora que ela foi exibida em primeira mãos. Nos Stories, Nicole contou que ficou impactada com o que o viu. “É realmente um marco na história na moda. É a primeira vez que um desfile de haute couture é trasmitido online, pra todo mundo ter acesso. Eu que já tive a oportunidade de estar em alguns desfiles internacionais, inclusive da Dior, é um momento muito mágico. Acho que eles conseguiram trazer isso de forma esplêndida. A Maria Grazia, como sempre, é um visionária e conseguiu trazer de forma sensível e poética a coleção que está deslumbrante”.

Maria Grazia mais uma vez sai à frente. Ela é uma mulher muito visionária, que sempre traz temas extremamente atuais, temas políticos, sociais, culturais”, elogiou Paulinha Sampaio sobre a iniciativa de apresentar um filme no lugar do desfile.

Vale ressaltar que a temporada de inverno 2021 de alta costura acontece digitalmente entre hoje e quarta-feira (8).

Assista ao vídeo:

Veja também