10 abr 2025 | Moda
O evento reforça seu vínculo com a energia criativa que move o Rio de Janeiro
A 4ª edição do ID:Rio acontece entre 11 e 27 de abril, em Petrópolis e Niterói, no Rio de Janeiro, com uma programação 100% gratuita, composta por desfiles, shows, palestras e feira de design e microempreendedorismo.
LEIA MAIS >> Entrevista – David Lee fala sobre criação, planos futuros e seu primeiro vestido de noiva
Aline Ferreira, do Grupo Aço Cearense, protagoniza nova edição da Revista MT
A direção-geral do evento é de Cláudio Silveira, o mesmo criador do DFB Festival, em Fortaleza, que salienta a importância do projeto: “O compromisso do ID:Rio sempre foi o de incentivar atitudes inovadoras para toda a indústria criativa no estado, promovendo o desenvolvimento das cidades por meio de uma economia mais inteligente, com especial atenção ao microempreendedorismo”.
Além de oferecer uma programação multidisciplinar, a diretora-executiva do evento, Helena Silveira, reforça: “O ID:Rio é um presente para as cidades que o recebem, já que movimenta praticamente todos os setores: do turismo aos serviços, da cultura ao comércio”
A primeira etapa do evento acontece na região serrana, em Petrópolis, de 11 a 13 de abril, ocupando o Palácio de Cristal. O espaço receberá uma edição pocket do ID:Rio Fashion Fair, um mercado criativo com 20 marcas e designers locais, com foco em “see now, buy now”.
No line-up de desfiles, a cidade receberá apresentações colaborativas reunindo marcas da Rua Teresa e dos polos confeccionistas de Bingen e Itaipava, além de desfiles com foco em sustentabilidade (Errejota Collab) e moda autoral experimental (Senai Nova Friburgo).
Já em sua etapa em Niterói, de 25 a 27 de abril, o ID:Rio 2025 apresentará, além dos desfiles e das palestras do Enel Summit, uma programação com shows e a primeira edição completa do ID:Rio Fashion Fair, reunindo marcas fluminenses. No line-up, a sala de desfiles receberá apresentações das marcas Kopsch Brand e CCM, além de iniciativas autorais, como o desfile de upcycling de Almir França, e sociais, como o Projeto Bolha e a OCA – Arte Brasileira.