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Primeira flagship da Zara no Brasil traz iniciativas sustentáveis e tecnológicas

5 set 2023 | Moda

Por Marília Serpa

Nova loja-conceito fica localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo

Nova flagship fica localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Inaugurada no último dia 10 de agosto, a 44ª unidade da Zara no Brasil veio em forma de flagship, um novo conceito de loja, reunindo sustentabilidade e tecnologia, além de ser totalmente integrada ao ambiente digital e online. A grande novidade em solo brasileiro fica localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, contando com 2 mil metros quadrados de área.

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O projeto, desenvolvido pelo Estúdio de Arquitetura da Zara, possibilita que o cliente interaja com a marca quando quiser e por meio de qualquer dispositivo. Usando o aplicativo, é possível retirar o pedido do e-commerce em até duas horas ou saber a localização de uma peça dentro da loja. A tecnologia também permite consultar a disponibilidade de qualquer item.

Loja-conceito da Zara possui estética minimalista, com cores neutras (Foto: Divulgação)

A nova flagship possui caixas de autoatendimento e oferece a possibilidade de comprar um produto apenas escaneando o QR Code. O provador, que também é digital, possui contagem automática de quantidade de peças, indicação de cabine para uso e opção de reservar uma cabine com horário marcado, podendo tudo ser feito digitalmente pelo celular.

Para além de toda a tecnologia, a loja-conceito apresenta uma estética mais minimalista, com cores neutras de forma a tornar as peças de roupa e a moda o centro de toda a atenção dos clientes. A unidade também foi projetada para proporcionar menos 40% de consumo de água e menos 20% de geração de energia que o convencional.

Uma das propostas da loja-conceito é a sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Os produtos utilizados no projeto, como madeiras, papéis, etiquetas e sacolas, também possuem ceritificações internacionais. Até 2030, o Grupo Inditex, que detém a Zara, objetiva diminuir o impacto ambiental de seus materiais têxteis para que a etiqueta fique cada vez mais sustentável, de forma a reduzir as emissões em mais de 50% em 2030 e pelo menos 90% até 2040.

A nova unidade também possui o programa Take Back, com foco na circularidade, por meio de um contêiner que recolhe roupas usadas para serem enviadas para uma organização que as categoriza e define se serão reutilizadas ou recicladas. Já foram recolhidas mais de 60 mil toneladas de peças por meio da iniciativa desde 2015, em todas as Zaras do mundo.

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