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Tomos temos que concordar que entrar em uma padaria e sentir o cheiro de pão quentinho, recém-saído do forno, é uma delícia! Mas ao longo dos anos as padarias se reinventaram e agora elas vão muito além dos pães, com opções de doces e salgados, muitos deles feitos pelo próprio estabelecimento, para todos os gostos! Por isso, esta edição do MT Indica traz as 10 melhores padarias do Ceará! Confira:
A Padaria Grão D’Alino Artesanal nasceu em 2015, quando Cassius Coelho, até então contador e empresário bem-sucedido do ramo, decidiu mudar sua rotina e começou a se dedicar à gastronomia, aliando sua vontade de empreender com a busca pela realização pessoal.
Todos os pães produzidos na padaria são feitos a partir do processo de fermentação natural, au levain. A estrutura da produção também é um diferencial, pois têm diariamente fornadas com produtos diferentes.
Logo no início, a padaria tinha como foco produtos que atendessem a grupos com certa restrição alimentar e dietas, como pães low carb, sem glúten, sem lactose, etc. Ao longo dos anos, foram agregados ao cardápio pães mais tradicionais, e outros nem tanto assim, como o de batata doce roxa e creme orgânico com mix de gergelim.
Após muitas tentativas, erros e acertos, Cassius se permitiu entrar no mundo da vienoisserie, onde começou a aplicar seus conhecimentos adquiridos em cursos para produzir os croissants da Grão. Pode-se dizer que hoje eles são o carro-chefe da padaria.
Hoje a Grão D’Alino é uma padaria Artesanal que tem como propósito produzir produtos saudáveis. O estabelecimento prioriza a utilização de ingredientes orgânicos, naturais, frescos, integrais, sem uso de aditivos químicos e conservantes com objetivo de contribuir com uma alimentação mais equilibrada, nutritiva e adequada à necessidades específicas, sem abdicar do sabor.
A Pâine surgiu como uma pequena padaria artesanal no bairro Varjota, em 2016, visando recriar o imaginário do pão, compreendendo e respeitando a ligação com a história, com a tradição, dando atenção aos ingredientes e reconhecendo a simplicidade das coisas genuínas. Enquanto o padeiro Thiago Lima, com formação em Gastronomia na Espanha, cuida da produção, a russa Irina Chuprunova é quem geria o negócio. O desejo dos dois era oferecer pães com a mesma qualidade que encontravam na Europa.
Por isso, a missão da Pâine é levar ao dia a dia das pessoas o pão de boa qualidade. E Thiago acredita que o pão de verdade só se consegue com trabalho artesanal e fermentação natural, ou seja, pão feito como antigamente.
A padaria produz fornadas de diferentes pães artesanais de terça-feira a sábado. Todos são feitos com fermentação natural e com diferentes farinhas orgânicas. Além disso, não há adição de conservantes ou melhoradores de sabor.
Ao ter ampla aceitação dos visitantes com o início das atividades como cafeteria, a Pâine passou por uma ampla reforma em 2017 e passou a contar com quatro salões de atendimento, um deles pet friendly, dois climatizados e um espaço verde ideal para crianças. Em 2018, a marca foi ampliada para Pâine Au Levain, com uma nova produção, no bairro Dionísio Torres, exclusiva para atender restaurantes, hamburguerias e supermercados. Em 2019, o Mercadinho São Luiz passou a revender Pâine em três de suas lojas – Rui Barbosa, Miguel Dias, e Edilson Brasil – e com planos de breve expansão para outros bairros.
Em novembro de 2019, a Pâine inaugurou uma patisserie especializada em croissants: a Pâine Croissanterie, com um quiosque no Shopping RioMar Fortaleza. No cardápio estão oito opções de folhados doces e quatro salgados. Como todo pão da Pâine, cada croissant é feito a mão desde o processo de fermentação da massa, que é au levain.
No dia 8 de outubro de 1984, foi inaugurada a primeira Padaria Romana, localizada na Av. Treze de Maio, pelo fundador José Pompeu Braga. Trinta e sete anos depois, é uma das principais padarias da Capital, conhecida pelo buffet de self-service e as tradicionais cestas de café da manhã.
Em constante aperfeiçoamento, a Padaria Romana também foi a responsável pelo lançamento das famosas sopas no período noturno. O estabelecimento tem como missão oferecer atendimento de qualidade aos clientes, proporcionando produtos de qualidade, além de buscar ser referência no mercado de panificação e confeitaria na cidade de Fortaleza e regiões vizinhas.
A Padaria Ideal tem uma tradição na cidade, afinal são 80 anos de história. O estabelecimento atravessou gerações, passou de pai pra filho, para neto e até bisneto, criando receitas inesquecíveis e que pra alguns tem gostinho de infância. Hoje a padaria conta com duas unidades, uma na Avenida na Abolição e outra na Avenida Heráclito Graça, e oferece de pães a bolos, além de açaí, croissant, kit festa, comidas regionais e muito mais!
Fundada em 1987, com nome e conceito inspirados nas boulangeries e pâtisseries do bairro parisiense de Montmartre, a padaria Montmarttre surgiu quando em Fortaleza havia somente antigas padarias tradicionais de bairro, quem limitavam-se a vender pães, leite e complementos no balcão. O estabelecimento chegou como pioneiro na importação de iguarias até então desconhecidas pelo público fortalezense, como o carpaccio e uma vasta variedade de frios e patês franceses.
Um grande diferencial é a linha de produtos exclusivos: pães elaborados artesanalmente sem conservantes, anti-mofo, inclusive em nossa linha de pães franceses (baguetes e carioquinha) que utiliza somente farinha de trigo, sal, fermento biológico fresco, açúcar e água em processo de fermentação prolongado. Na linha de pães especiais temos pães rústicos de fermentação natural, pães folheados como a trança de provolone e até pães internacionais.
A Montmarttre tem também uma vasta gama de produtos para festas e foi quem lançou em Fortaleza os famosos mini sanduiches árabe, sucesso de vendas há mais de 15 anos. Nessa mesma linha também oferece canapés, tábuas de queijos, bandejas de frios, carpaccio, queijo melba com geleia de pimenta e uma grande variedade de salgadinhos.
A padaria também foi a primeira a ter uma lanchonete interna. O sucesso foi tanto que abriram novas lojas para lanches no Shopping Aldeota, Hospital São Mateus e Harmony Medical center. Os sanduíches da Montmarttre foram eleitos sete vezes o melhor sanduíche de Fortaleza.
A MonteCarlo é um espaço para experiências gastronômicas que reúne padaria, cafeteria, confeitaria, patisserie, deli, sushis, e no almoço, fast bistrô self-service.
A padaria, em especial, é conhecida pelos tradicionais pães, com destaque para os tipos artesanais da de fermentação natural, como o Levain Rústico e Rustique Gorgonzola.
Vale ressaltar ainda os autênticos croissants franceses, além dos macarrons. A novidade da casa é o espaço externo, chamado de Praça Azul, com opções variadas de toasts, saladas, crepes, tapiocas, pizzas, sushis especiais e opções de sobremesas.
A Delitália foi inaugurada como padaria, mas hoje já conta com pizzaria, adega, mercado e cafeteria. No menu, desde comidas regionais a crepes e waffles, além de produtos premium à venda no mercado.
A Casa Portuguesa foi o primeiro espaço gastronômico do BS Design, inaugurada em dezembro de 2018. Hoje o estabelecimento ganhou ares de loja conceito, e oferece aos clientes café da manhã, almoço e cardápio especial para o final de tarde e início da noite.
A La Brasilerie faz parte do grupo La Maison e também tem menu de delícias! Além de menu tradicional de padaria, o estabelecimento oferece cardápio de salada, kit fest, cestas para presente, congelados, menu do bem, petas de fabricação própria que tem se destacado na cidade, inclusive com opção 0% lactose, além dos tradicionais pastéis do La Maison congelados.
Localizada na praia de Jericoacoara, a Padaria Santo Antônio oferta aos clientes menu variados, que vão desde cuscuz e omelete, a pães, salgados, bolos, tapiocas e panquecas. O estabelecimento também oferece pizzas salgadas e doces, além de opções vegetarianas.
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O novo MT Indica traz os melhores do Ceará, em clima de The Best Of, a partir das experiências pessoais de Márcia Travessoni e equipe MT, sites especializados, testemunhais de consumidores, relação custo x benefício, engajamento e postura da marca, repercussão midiática, diversidade, sustentabilidade, diferenciais tecnológicos, singularidade, exclusividade, em listas não-numeradas e abertas à votação popular cujo resultado está previsto para dezembro de 2021.