Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

MT #8

Mulheres de impacto no Ceará

O novo MT Indica traz os melhores do Ceará, em clima de The Best Of!

Publicidade

O MT Indica desta semana traz uma lista com 10 mulheres de impacto do nosso Estado, que em cada setor que atuam estão à frente de projetos que se destacam!

Veja a lista:

Celina Hissa, fundadora da Catarina Mina

Celina Hissa é empreendedora, fundadora da marca Catarina Mina, além de designer e mestre em comunicação social. Em seu trabalho de mestrado, pesquisou sobre modos de produção coletiva, um pontapé fundamental para que desenvolvesse pessoalmente um método de trabalho baseado nas relações justas e no comércio sustentável.

Em 2015, a cearense criou o projeto #umaconversasincera. A Catarina Mina foi a primeira marca de moda a abrir os custos no Brasil.  

Celina ainda desenvolve trabalhos investigando a produção artesanal brasileira, dentre eles exposições de arte e design. Depois de 12 anos à frente da Catarina Mina, ela continua cuidando pessoalmente de alguns processos de estilo e comunicação. Celina Hissa também foi capa da 18ª edição da revista Márcia Travessoni.

Celina Hissa, fundadora e diretora criativa da Catarina Mina (Foto: Divulgação)
Celina Hissa, fundadora e diretora criativa da Catarina Mina (Foto: Divulgação)

Renata Santiago, executiva do grupo BSPar e presidente do Ibef Ceará

Renata Santiago é executiva da área administrativa financeira, além de pós-graduada em gestão de negócios e empresas pela Fundação Dom Cabral. Ela tem passagem por diversas empresas locais e nacionais como Vicunha Nordeste, Têxtil Bezerra de Menezes e J.Macedo Alimentos, com destaque para a Agripec/Nufarm, onde atuou como controller no processo de aquisição ocorrido em 2007.

Atualmente, ocupa o cargo de diretora administrativa financeira do grupo BSPar há mais de 12 anos.

Desde 2017, faz parte da Diretoria do Ibef Ceará, atuando como líder do Movimento Ibef Mulher CE, que busca fortalecer as relações entre executivas. Em janeiro de 2021, foi eleita presidente do Ibef CE para a gestão 2021/2023 com pilares de trabalho focados no conhecimento e conexão para o fortalecimento do executivo cearense.

Renata Santiago, executiva do grupo BSPar e presidente do Ibef Ceará (Foto: Divulgação)
Renata Santiago, executiva do grupo BSPar e presidente do Ibef Ceará (Foto: Divulgação)

Publicidade

Ticiana Rolim Queiroz, fundadora e presidente da organização Somos Um

Ticiana Rolim Queiroz é formada em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza e tem MBA em gestão de negócios pelo IBMEC.

Foi diretora da C. Rolim Engenharia, empresa reconhecida pelo forte trabalho nas áreas de responsabilidade social e ambiental, e primeira empresa de engenharia no Brasil a receber a certificação internacional LEED e o selo nacional Procel Edifica para empreendimento residencial. A C. Rolim Engenharia recebeu, ainda, duas vezes consecutivas o prêmio nacional de Responsabilidade Social pela CBIC e 4 vezes construtora do ano pelo Sinduscon/CE. Ticiana hoje é vice-presidente do conselho da empresa.
 
Além disso, ela é empreendedora social e fundadora e presidente da organização Somos Um, que tem o propósito de fomentar o ecossistema de negócios de impacto no Ceará, criando a Nova Economia. Ticiana também atua como Diretora da Edisca, e Conselheira da Escolinha SOL, do Comitê de ESG da Fiec e da Coalizão pelo Impacto do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial).

Ticiana Rolim Queiroz, fundadora da Somos Um (Foto: Divulgação)
Ticiana Rolim Queiroz, fundadora da Somos Um (Foto: Divulgação)

Mariana Mota, vice-presidente Industrial da Cerbras

Mariana Montenegro Bastos Mota, filha de Ana Lúcia Bastos Mota e José Tarcísio Mota Sá, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Casada com Francisco Marinho, Mariana é uma mãe dedicada de quatro meninos, Gabriel, Bernardo, Miguel e Rafael. Atualmente é vice-presidente Industrial da Cerbras. A empresária foi inserida na empresa por sua mãe há quase vinte anos e desde então vem contribuindo para o sucesso da marca que comercializa seus produtos para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de exportar para mais de 30 países.

Mariana Mota, vice-presidente Industrial da Cerbras (Foto: Divulgação)
Mariana Mota, vice-presidente Industrial da Cerbras (Foto: Divulgação)

Publicidade

Bia Fiuza, diretora-executiva da Somos Um

Bia Fiuza é diretora-executiva da Somos Um, organização com a missão de fomentar o ecossistema de negócios e investimentos de impacto no Ceará por meio de projetos de fortalecimento da infraestrutura de impacto, de produção de conteúdo e de desenvolvimento de empreendedores e negócios de impacto.

Antes de trabalhar com negócios e investimentos de impacto, Bia empreendeu na fotografia e produção cultural, e dirigiu projetos de desenvolvimento social por meio da educação. É formada em Comunicação Social pela Univesidade de Fortaleza, Fotografia pela Université Paris 8 (Paris), mestre em antropologia visual pela Freie Universitat (Alemanha), e está se especializando em ESG e Impacto na Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo.

É cofundadora do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e membro do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

Bia Fiuza, diretora-executiva da Somos Um (Foto: Fernanda Barros)
Bia Fiuza, diretora-executiva da Somos Um (Foto: Fernanda Barros)

Maria Vital da Rocha, procuradora federal aposentada

Maria Vital da Rocha cursou direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e letras, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). “Tenho origem na escola pública, mas passei no primeiro vestibular”, conta, com orgulho. Ela ainda fez especialização em direito processual na UFC, aperfeiçoamento em Direito Romano, na Universidade de Roma “La Sapienza” e doutorado em Direito Civil, na Universidade de São Paulo. Ela é a primeira mulher da carreira jurídica a fazer doutorado, no estado do Ceará.

Como professora de ensino superior em Direito, lecionou na Universidade de Fortaleza (Unifor) e, atualmente, é professora do Departamento de Direito Privado da UFC, lecionando na graduação e na pós-graduação. Também é professora da Uni7, onde coordena o curso de graduação e leciona no mestrado e na graduação.

Maria Vital ainda é membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB e presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito, com sede em Brasília. Ela, inclusive, é a primeira mulher a exercer a presidência da associação.
Também é pioneira na Sociedade dos Amigos da Marinha – Ceará, como a primeira mulher diretora, e no Rotary International, como a primeira mulher que exerceu o cargo de governadora de Distrito, no estado do Ceará. Pelo destaque na carreira jurídica, recebeu o prêmio de Mulher Rio Mar, do Shopping Rio Mar Fortaleza.

Maria Vital também é procuradora federal aposentada.

Maria Vital Rocha, procuradora federal aposentada (Foto: Arquivo MT)
Maria Vital Rocha, procuradora federal aposentada (Foto: Arquivo MT)

Publicidade

Silvânia de Deus, estilista

Silvânia de Deus é referência quando o assunto é moda autoral. Há mais de 20 anos, ela comanda o Ateliê da Sil, endereço que resiste na Praia de Iracema. No Instagram, a marca é definido como “slow, local e atemporal”, além de “independente, inclusivo e sustentável”.

Embora tenha um trabalho relevante na moda autoral do Estado, Silvânia também abria marcas parceiras e faz questão de calorias produções de outros nomes cearenses.

Além do ateliê, Silvânia promove todo mês o Fuá da Sim, uma feira que mescla gastronomia, moda, música e arte, além da Feira de Orgânicos, em parceira com o filho.

Silvânia de Deus, estilista (Foto: Arquivo MT)
Silvânia de Deus, estilista (Foto: Arquivo MT)

Aline Ferreira – Vice-presidente comercial e financeira do grupo Aço Cearense

Aline Ferreira é graduada em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza, com cursos de extensão: Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (FDC) e Programa de Capacitação Gerencial (Instituto FA7/IPL). É sócia executiva e vice- presidente comercial e financeira do grupo Aço Cearense e responsável também pelas áreas de Pessoas, Processos, Marketing, S&OP e Tecnologia.

O grupo possui quatro empresas e um Instituto localizados nos estados do Pará, Tocatins e Ceará com forte operação no mercado nacional e atuação no segmento de siderurgia e metalurgia. Aline é embaixadora e mentora da Endeavor Brasil; é conselheira Consultiva do Lide Ceará e presidente do Conselho Consultivo da Associação Júnior Achievement Ceará.

Aline Ferreira é vice-presidente comercial e financeira do grupo Aço Cearense (Foto: Divulgação)
Aline Ferreira é vice-presidente comercial e financeira do grupo Aço Cearense (Foto: Divulgação)

Katiana Pena, fundadora do Instituto Katiana Pena

Katiana Pena iniciou a vida artística aos 7 anos, quando descobriu o ABC Circo Escola – Bom Jardim. Com três anos no circo, fez o teste de seleção da recém criada Edisca. Lá, ficou de 1992 a 2006, conheceu o Brasil inteiro com sua dança, bem como parte da Europa. Em 2007, trabalhou no Centro Cultural Bom Jardim, onde criou a sua Companhia, o CorpoMudança, e permaneceu no espaço até 2014, ao criar a sua própria Escola de Dança, que posteriormente tornou-se o Instituto Katiana Pena. Atualmente o equipamento sociocultural atende cerca 840 crianças, adolescentes e jovens do grande Bom Jardim e adjacências.

Em 2019, participou do edital de encubação da Rede Gerando Falcões, e aprovou o apoio de 4 anos, começando em março de 2020.

Em 2018, concorreu e venceu o Prêmio VEJA-se, da Revista Veja, na categoria Cultura.

É constantemente convidada para dar palestras de empreendedorismo social ao lado de Luciano Huck.

Katiana Pena, fundadora do Instituto Katiana Pena (Foto: Divulgação)
Katiana Pena, fundadora do Instituto Katiana Pena (Foto: Divulgação)

A votação já está aberta! Clique AQUI e vote na Mulher de Impacto do Ceará!