Aos 16 anos, Greta Thunberg é eleita Personalidade do Ano pela revista Time

Por Bruno Brandão
Aos 16 anos, Greta Thunberg é eleita Personalidade do Ano pela revista Time

A ativista sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, foi eleita pela revista americana Time como a Personalidade do Ano de 2019. A jovem, que completa 17 anos em janeiro, ganhou o mundo com suas declarações e alertas. Ela é a mais jovem a ser indicada individualmente ao título.

LEIA MAIS >> Conheça Greta Thunberg: jovem indicada ao Nobel da Paz que discursou na conferência de clima da ONU

‘Ser número um não era mais minha prioridade’, diz Beyoncé em entrevista sobre maternidade e carreira

Greta ganhou notoriedade pela sua luta por causas ambientais. Em 2010, ela deixou de ir as aulas nas sextas-feiras para protestar contra o aquecimento global. O ato ficou conhecido como ‘Fridays For Future’, ou ‘sexta-feiras pelo futuro’. Ela já discursou em importantes eventos internacionais como a Conferência do Clima da ONU e o Fórum Econômico Mundial, também já se encontrou com nomes como o Papa Francisco e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Capa da revista Time com Greta

Pouca gente sabe, mas aos 11 anos ela foi diagnosticada com Asperger, um tipo de autismo. A doença gera dificuldades em interpretar a linguagem verbal e não verbal, como gestos ou tom de voz. Muitos têm um entendimento muito literal da linguagem e acham que as pessoas sempre querem dizer exatamente o que é dito

Thunberg já foi criticada por grandes lideres, como o presidente Donald Trump e o presidente Jair Bolsonaro, que recentemente chamou a menina de ‘pirralha’, motivo pelo qual ela incluiu o termo em sua bio no Twitter.

Foto: Divulgação

Veja também