Bancos de leite precisam de doações; mães podem agendar recolhimento em casa

Por Redação
Bancos de leite precisam de doações; mães podem agendar recolhimento em casa
Diminuição de estoque nos bancos de leite ocorre por conta do isolamento social durante a pandemia (Foto: iStock)

Durante o período de isolamento social, ocasionado pela expansão do novo coronavírus, os hospitais públicos de Fortaleza e do interior reforçam a campanha para evitar o desabastecimento nos bancos de leite. Por causa do surto da doença, algumas unidades tiveram diminuição no estoque em março. Assim, as mães que desejam doar podem solicitar o recolhimento do material em casa.

As doações do alimento ocorrem de forma segura, com higiene. Antes, a mãe lava as mãos, coloca um pano limpo, evita falar na hora da retirada do leite e pede que ninguém entre no ambiente, explica a coordenadora do banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, Rejane Santana.

LEIA MAIS >> Hemoce faz agendamento online para receber doações de sangue

Estado distribuirá 200 mil botijões de gás para famílias em situação de vulnerabilidade

“Por conta do novo coronavírus, é ideal usar máscara e não pegar no rosto, boca ou olhos quando estiver fazendo a coleta”, orienta.

Procedimentos

Para doar, basta estar amamentando, ser saudável, não fumar, não usar álcool ou drogas e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Não existe uma quantidade mínima de doação.

Os recipientes utilizados para o armazenamento são higienizados, bem como a caixa térmica de transporte, antes e depois de sair para a casa da doadora. Após essa etapa, o leite doado passa por um controle de qualidade, que inclui testes laboratoriais e pasteurização.

Funcionamento

  • Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS)

No HIAS, 34 pacientes dependem da doação de leite materno. As mães que desejam doar podem solicitar o recolhimento do material em casa, agendando pelos números 0800.280.4169 ou (85) 3101.4189. A recomendação do hospital é que as doadoras utilizem os próprios frascos de vidro com tampa de plástico, devidamente esterilizados.

  • Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

No momento, o banco de leite do HGF está com atendimento destinando apenas para pacientes internadas. Para doar, é só ligar para (85) 3101.3335, de segunda a sexta-feira, e agendar o dia para a coleta em casa.

  • Hospital Regional Norte (HRN)

O banco de leite do HRN necessita de doações de leite materno. Para atender os bebês, são necessários 40 litros de leite por mês. Devido à pandemia, houve uma diminuição no estoque em março. As mãe podem agendar a doação ligando para (88) 3677.9467.

Veja também