Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

Camilo Santana inaugura o primeiro Complexo Mais Infância do Ceará

13 out 2021 | Notícias

Por Redação

Inauguração do Complexo Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima (Foto: Carlos Gibaja/ Governador do Ceará)

Um amplo espaço que oferece lazer e oportunidades de capacitação profissional para a comunidade. Essa é a definição do primeiro Complexo Mais Infância do Ceará, inaugurado nesta quarta-feira (13), no bairro João XXIII, em Fortaleza. O evento contou com as presenças do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana. A entrega do equipamento também teve a participação da vice-governadora Izolda Cela; do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira; da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; e demais autoridades.

LEIA MAIS >> Seduc lança coleção de livros sobre a educação durante a pandemia

‘Conexões de Impacto’: Somos Um lança evento com foco em negócios de impacto socioambiental

Com investimento total de mais de R$ 4 milhões do Governo do Ceará, o espaço foi pensado para ser acessível e dar oportunidade de cuidado integral e integrado às crianças e suas famílias. A gestão será feita pela SPS. “Aqui em Fortaleza estão sendo construídos mais dois e outro no Interior. A ideia é que a gente possa expandir. É um espaço para as crianças e para as famílias. Aqui vai ter capacitação, inovação com robótica, dança, cozinha social”, afirmou Camilo Santana, destacando a parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Para isso, serão ofertadas gratuitamente atividades educacionais, esportivas, culturais, qualificação profissional e geração de renda. As inscrições para os cursos começam nesta quarta-feira (13), de forma presencial, no próprio Complexo.

Inauguração do Complexo Mais Infância (Foto: Divulgação) 

Mais de 800 pessoas devem atendidas mensalmente no equipamento, que homenageia a educadora Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, mãe da primeira-dama. “Minha mãe era professora que educou muitos jovens e incentivou a luta pela educação. Eu tenho muito isso dela. Eu sei o quanto é importante a educação, é transformador. Educação não é só sala de aula, é também atividades esportivas e lúdicas”, enfatizou Onélia Santana.

“A Primeira Infância é o período em que o ser humano estabelece suas bases mais firmes. É a autoconfiança, perceber as relações na comunidade e se tornar um adulto ativo. Esse Complexo Mais Infância vem trabalhar exatamente nessa linha. Além disso, já entregamos, em parceria com o Estado, sete Centros de Educação Infantil”, reforçou Sarto Nogueira.

Transformação social

Além dos espaços para o brincar e o convívio comunitário, dois destaques do equipamento são a cozinha social e a formação em informática, incluindo aulas de robótica. Na Informática Básica, serão ministrados conteúdos voltados para o uso do computador e ao desenvolvimento de recursos tecnológicos. Já na Robótica, será oferecido conhecimento em programação e montagem de robôs. O público-alvo compreende crianças a partir de 7 anos.

Inauguração do Complexo Mais Infância (Foto: Divulgação) 

Em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, a cozinha social vai capacitar os moradores e oportunizar alimentação para as crianças atendidas no equipamento e para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Inauguração do Complexo Mais Infância (Foto: Divulgação) 

LEIA MAIS >> Governo do Ceará libera pagamento de R$ 100 para famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância

Seduc lança coleção de livros sobre a educação durante a pandemia

Ampliação

O Complexo integra as estratégias do Mais Infância Ceará, uma política pública estadual idealizada pela primeira-dama Onélia Santana. O Programa está fundamentado em quatro pilares: Tempo de Nascer; Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Até o momento, o Mais Infância já entregou 312 equipamentos, e 534 estão andamento.

Inauguração do Complexo Mais Infância (Foto: Divulgação) 

Outros Complexos serão instalados em localidades de extrema vulnerabilidade social, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a renda per capta da população, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A iniciativa também ressignifica prédios públicos do Estado, aliando ao propósito do Mais Infância. Dois já estão em construção, sendo um em Fortaleza, no bairro Cristo Redentor, e outro em Barbalha. Um terceiro, que atenderá o bairro Curió, também na Capital, está em processo de licitação.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE