Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ceará tem 2º maior número de indústrias do Nordeste, diz CNI

25 maio 2021 | Notícias

Por Redação

indústria de alimentos
Com 14.027 indústrias instaladas, o Ceará fica atrás apenas da Bahia, que tem 16.937 estabelecimentos desse tipo. (Foto: Reprodução)

O Ceará está em segundo lugar, entre os estados do Nordeste, na quantidade de estabelecimentos industriais, segundo aponta uma pesquisa sobre o perfil industrial do Brasil, divulgada segunda-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com 14.027 indústrias instaladas, o Ceará fica atrás apenas da Bahia, que tem 16.937 estabelecimentos desse tipo. Ainda de acordo com o levantamento, a indústria cearense responde por 18,1% do Produto Interno Bruto do Estado (PIB) e emprega 360,5 mil pessoas.

LEIA MAIS >> Fiec e Ministério da Economia apresentam estudo para reduzir Custo Brasil

Ceará quer aumentar relações com a China

“Ver o Ceará na segunda colocação do ranking Nordeste, no que diz respeito à quantidade de estabelecimentos industriais, só nos mostra o quanto estamos no caminho certo, o quanto nosso Estado aposta no empreendedorismo e na competência profissional, e o quanto a Fiec [Federação das Indústrias do Estado do Ceará] tem apoiado e defendido a indústria local”, comentou o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

O estudo da CNI destaca ainda que o Ceará cobra 6,2% a menos de energia elétrica em relação ao País: a média de consumo industrial do Estado é de 609,25 R$/MWh. Os principais segmentos da indústria cearense são: construção civil (26,7%), serviços industriais de utilidade pública (20,3%), couros e calçados (9,5%), alimentos (8,8%) e metalurgia (7,3%).

No ranking nacional de estabelecimentos industriais, segundo a CNI, o Ceará ocupa a 13ª posição, sendo responsável por 1,9% da atividade industrial do Brasil. As três primeiras colocações são ocupadas por São Paulo, que responde por 29,8% da indústria nacional, Rio de Janeiro (11,4%) e Minas Gerais (10,9%).

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE