Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cearense é mentora de maratona de tecnologia promovida pela Nasa

6 jun 2020 | Notícias

Por Jacqueline Nóbrega

Administradora, líder de comunidade e mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Camila Forte foi uma das cearenses que participou do Nasa International Space Apps Challenge. Considerado o maior hackathon do mundo, o evento reuniu mais de 6 mil participantes de forma online e foi promovido pela incubadora da Nasa, nos dias 30 e 31 de maio.

Camila conta que recebeu o convite para participar do projeto como mentora após ser uma das organizadoras da edição cearense do evento Startup Weekend Covid-19. “O Startup Weekend também é um evento internacional, que aconteceu em vários países. Ele é mantido pela TechStars, uma aceleradora norte-americana. Foi essa aceleradora que fez o convite para alguns líderes de comunidades participarem do time de organizadores do Brasil e, pela organização desse evento, que recebi o convite para o hackathon da Nasa”, relata.

LEIA MAIS >> Relacionamento, empatia e segurança é o que fica, diz Renata Santos da BSPar

CEO de empresa de tecnologia dá dicas de apps e como obter sucesso com trabalho remoto

O Nasa International Space Apps Challenge ocorreu simultaneamente em diferentes cidades do mundo e reuniu mais de 500 equipes de todo o planeta para resolver os maiores desafios tecnológicos da Terra e do espaço. A edição 2020 foi especial, uma vez que aconteceu 100% de forma online, e trouxe desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus.

“As equipes trabalharam em soluções focadas na pandemia, mas a Nasa disponibilizou doze desafios. Esses desafios eram voltados para o combate à Covid-19, mas cada um tinha sua área. A Nasa foi bem assertiva e objetiva nos desafios que deram. Dentro de cada desafio, eles também disponibilizaram dados da própria agência“, diz Camila sobre a experiência.

Vencedores

A divulgação dos vencedores brasileiros aconteceu na última quinta-feira (4). A lista completa está disponível no Instagram oficial do hackathon. Já a divulgação dos vencedores globais do desafio acontece em agosto e um dos prêmios é o convite para conhecer o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, em solo americano.

Camila relata que o hackathon se tornou ainda mais especial porque eles tiveram a oportunidade de parar o desafio para assistir ao primeiro lançamento tripulado dos Estados Unidos em nove anos, que aconteceu no sábado (30), justamente do lugar onde os vencedores irão conhecer em breve. A organização do evento reforçou que todos os projetos locais foram remetidos à plataforma da Nasa e todos têm chances de concorrer na etapa mundial

“Participar foi mais um momento de desenvolvimento como profissional e ser humano. Sempre que participo de eventos, seja maratona ou imersão, é um desafio. Você passa um fim de semana imerso e consegue superar seus próprios obstáculos”, pontua Camila.

O hackathon aconteceu online, inclusive a mentoria de Camila às equipes

Ela, que também é analista da Unidade de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), ainda reforça a importância de eventos de inovação e tecnologia como o hackathon promovido pela Nasa.

A inovação pra combater a pandemia é necessária e indispensável. A pesquisa e o desenvolvimento são algo que vão ter que caminhar juntos e é daí que está surgindo as soluções para o combate à Covid-19, desde que sejam soluções que combatam diretamente o vírus, como também soluções para essa retomada que vamos ter. Não tem como passar por esse momento sem falar do papel da inovação e usá-la a nosso favor. Grandes crises, sejam elas de saúde ou econômicas, sempre passam e ficam os aprendizados”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE