logo
PUBLIEDITORIAL

Chef ensina receita de petisco e dá dicas de harmonização com bebidas

Por Redação
Chef ensina receita de petisco e dá dicas de harmonização com bebidas
Os diversos tipos de cerveja podem harmonizar de forma diferente com cada petisco (Foto: Unsplash).

Os bares já estão reabertos, mas enquanto algumas pessoas se apressaram para voltar a esses estabelecimentos, outras ainda ficam receosas quanto à ideia de sair de casa e sentar para comer em um ambiente rodeado de desconhecidos. Para esses que ainda são relutantes, uma boa opção é receber alguns amigos em casa, desde que sejam tomadas todas as precauções.

LEIA MAIS >> Mangue Azul aposta na alta gastronomia e valoriza os sabores do Ceará 

Três receitas de drinks com Gin para fazer em casa

Mas e as comidinhas típicas de bar? Para quem gosta de colocar a mão na massa, a internet é uma boa aliada para aprender receitas de petiscos e outros pratos que são a cara daquele happy hour com os amigos. De um simples pastelzinho, até os famosos bolinhos de feijoada, há uma infinidade de opções, com receitas em texto, fotos e até vídeos.

Os que preferem aprender vendo o professor preparar tudo ao vivo, ainda que pela internet, podem se inscrever no workshop remoto gratuito do Senac Cozinhando com o Chef: Frango à Passarinho, que acontece no próximo dia 17, pelo Youtube. Nele, o chef Robério Marques vai ensinar tanto o petisco quanto molho para acompanhar. 

Os inscritos recebem a lista de insumos e o link para participar previamente. Além de preparar a receita de Frango à Passarinho ao molho de vinagrete, mostarda, mel e laranja, juntamente com o chef, o participante vai aprender formas diferentes de servir e apresentar os produtos. Para quem quer vender os petiscos, haverá ainda sugestões para cálculos de preços de venda e de embalagens.

Dicas de harmonização

E para tornar a experiência ainda melhor, o chef Robério deu sugestões de bebidas que harmonizam bem com o frango a passarinho e outros pratos do gênero. “Petiscos condimentados como o frango a passarinho acompanhado do molho de mostarda combinam muito bem com algumas cervejas”, adianta o chef. Ele recomenda para isso as cervejas mais encorpadas, com um sabor intenso de malte que vai combinar e intensificar o sabor da proteína, e também outras mais adocicadas que vão harmonizar bem com os aromas e sabores marcantes do molho.

LEIA TAMBÉM >> Márcia Travessoni ensina receita de gin tônica especial

Gil Santos ensina receita de peixe assado tradicional da Taíba 

Confira três cervejas sugeridas pelo chef para acompanhar o prato! 

  • Baden Baden Golden (notas adocicadas de frutas vermelhas e canela) – combinação com petiscos bem condimentados;
  • Baden Baden Ipa Maracuja – indicada para os paladares que gostam de apreciar um amargor mais intenso do malte. Combina bastante com petiscos tipo frituras e bem condimentos, intensificando ainda mais o sabor dos pratos;
  • Einsenbahn Kolsch – Tem sabor refrescante e com notas frutadas que também vai ressaltar bastante os aromas das especiarias do petisco.

Para se inscrever no workshop e conhecer outros cursos da área, acesse o site do Senac.

Veja também