Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cidade da Criança e Praça do Sagrado Coração de Jesus serão revitalizadas; veja como ficará o resultado

24 jun 2020 | Notícias

Por Redação

A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta semana, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), às obras de revitalização da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Centro. Serão 12 meses de reformas, com investimento de, aproximadamente, R$ 8,4 milhões.

O pacote de obras prevê a urbanização, conservação e recuperação dos dois equipamentos públicos e teve os serviços iniciados na área interior da Cidade da Criança, com a retirada do piso antigo e, agora, passa por reforma para receber itens de acessibilidade.

LEIA MAIS >> Titular da Seinf será mentora de curso de liderança feminina na Universidade Columbia

Fortaleza é a quinta cidade mais buscada para turismo em família, diz estudo

Também prevê a completa restauração dos espaços, preservando o bem patrimonial e o meio ambiente, além de garantir o resgate turístico da área, oferecendo segurança e estrutura adequada para o lazer e o comércio local.

Projeto

Em 2018, o projeto “Você faz Fortaleza” coletou a opinião dos fortalezenses sobre projetos de infraestrutura para a capital. Na consulta, o local mais votado foi a Cidade da Criança e a Praça do Sagrado Coração de Jesus. No mesmo ano, a Prefeitura de Fortaleza lançou o edital do Concurso de Ideias, que contou com a participação de 36 inscritos, entre arquitetos e urbanistas.

A iniciativa buscou selecionar as melhores soluções arquitetônicas, paisagísticas e viárias para a requalificação dos equipamentos ganhadores da votação popular do “Você faz Fortaleza”. O projeto escolhido foi o do arquiteto Carlos Yuri Nobre que, com a pontuação de 454 pontos, recebeu o prêmio de R$ 30 mil e foi contratado pela Prefeitura de Fortaleza para a prestação de serviço de elaboração do projeto básico e orçamento.

Cidade da Criança

Com área total de 27 mil metros quadrados, o espaço passará por reforma total, com substituição de piso, passando a contar com itens de acessibilidade, mobiliários urbanos, nova iluminação, projeto paisagístico, bem como o restauro de edificações, esculturas e monumentos históricos.

O projeto inclui, ainda, a construção de diversos novos espaços como a criação da Casa do Ciclista, que contará com bicicletário e vestiários, cafeterias, restaurantes, a construção do Memorial da Liberdade, bem como prédios para administração, para a Guarda-Municipal, Apoio ao Visitante e um circuito de ilhas pedagógicas com diversos brinquedos e espaços lúdicos instalados em toda a região do parque.

Praça Sagrado Coração de Jesus

A praça cujo nome faz referência ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, também passará por melhorias urbanísticas, com a substituição de todo o piso existente, construção de passagens elevadas para pedestres, pavimentação com piso intertravado, nova iluminação, além de paisagismo, itens de acessibilidade e mobiliários urbanos como bancos e lixeiras.

O espaço possui cerca de 10 mil metros quadrados e receberá também um novo terminal aberto de ônibus, com novas plataformas e pavimentação, localizado na rua Solón Pinheiro, além da criação de um corredor cultural na Rua Jaime Benévolo.

História

A Cidade da Criança já foi conhecida inicialmente como Parque da Liberdade, devido à sua denominação estar ligada ao fato histórico da libertação dos escravos no Ceará, em 1884. Posteriormente, em 1922, a denominação passou a ser de Parque da Independência, em comemoração do centenário da Independência do Brasil.

Em 1938, o espaço recebeu o nome de Cidade da Criança, mesmo período em que foi criado o serviço de educação infantil, mantido pelo município. A Praça Sagrado Coração de Jesus já foi conhecida como Praça da Boa Vista, Praça do Lago, Praça da Lagoa do Garrote, Praça da Liberdade e Praça José Júlio. Atualmente, o nome faz referência ao Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Veja a maquete eletrônica do projeto

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE