logo

Com pedra Blanc Provence, Carlos Otávio Arquitetos aposta no regionalismo para CasaCor Ceará 2019

Por Lucas Magno
Com pedra Blanc Provence, Carlos Otávio Arquitetos aposta no regionalismo para CasaCor Ceará 2019

Com o tema “Planeta Casa“, a CasaCor Ceará 2019 abriu as portas na última quinta-feira (12) com diversos ambientes que exploram a cultura cearense e também toda a sofisticação e criatividade de arquitetos e designers. Entre os 39 ambientes expostos na mostra, um dos destaques deste ano é o “Meu Lugar no Mundo”, projeto do escritório Carlos Otávio Arquitetos.

O ambiente projetado por Carlos Otávio, Marcello Moreira e Mirella Barbosa apresenta a história de um casal que mora fora do País, mas que sente um prazer enorme de retornar para a sua terra e sentir na casa as suas raízes. Por isso, todo o espaço é pautado no conceito de sustentabilidade e de regionalismo, trazendo um toque especial da cultura cearense, mas sem deixar de lado o estilo da pessoa contemporânea. 

“Temos muito artesanato cearense, elementos apresentados na sua forma natural e muito verde, como a carnaúba, que é o nosso símbolo no Estado.”, afirma Carlos Otávio, um dos arquitetos que assina o espaço. O escritório realizou uma parceria com o Memorial da Carnaúba de Jaguaruana, que forneceu peças exclusivas para o ambiente, e também com artesãos da Central de Artesanato do Ceará (CeArt).

Outro ponto que também valoriza esta ligação com a regionalismo e com a natureza é a pedra escolhida para usar no ambiente. O trio optou pelo Quartzito Blanc Provence, fornecido pela Multipolipedras e que é extraído no Ceará. “Usamos sem polimento para dar esse aspecto de fato de algo natural mesmo. Sem a elaboração e sofisticação que o polimento geralmente dá nas pedras”, explica o arquiteto. 

A pedra da Multipolipedras foi utilizada em três situações no “Meu Lugar no Mundo”: Em uma banheira; na cozinha, em um tampo complementando o móvel; e na parte externa, em uma mesa acoplada a um fogão de lenha.

VEJA TAMBÉM:Pedra Azuli é destaque em ambiente de Ticiana Sanford na CasaCor Ceará 2019

Serviço:

CasaCor Ceará 2019

  • Endereço: Rua Visconde de Mauá, 950 – Aldeota
  • Data: 12 de setembro até 22 de outubro de 2019

Multipolipedras

Veja também