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Como planejar as vendas online durante a quarentena

29 abr 2020 | Notícias

Por Redação

Em meio à pandemia do novo coronavírus e do isolamento social, empresas sentiram um impacto financeiro negativo, uma vez que não podem operar. Desta forma, a alternativa para micro e pequenos negócios é apostar no comércio eletrônico. Entretanto, é importante atentar para algumas questões antes de vender produtos e ou serviços nas redes sociais.

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O consultor de produtos educacionais do Senac/CE na área de Gestão e Negócios, Wagner Forte, sugere algumas dicas que podem ser adotadas por micro e pequenos negócios que estão apostando ou pretendem investir no comércio eletrônico durante e após o período de isolamento social.

1 – É importante que os micro e pequenos empresários avaliem qual rede social é a mais adequada para divulgar os produtos e ou serviços. Embora haja muitas opções, o público-alvo pode estar em uma rede social específica;

2 – Ao decidir se apostará em uma ou mais redes sociais, deve-se fixar no perfil da marca o telefone para contato, o horário de funcionamento, período de entrega (caso tenha) e formas de pagamento;

3 – Embora tenham outras redes sociais, torna-se viável fazer uma conta comercial no chamado WhatsApp Business. No aplicativo há a possibilidade de fazer anúncios e criar listas direcionadas a grupos, o que facilita a divulgação e, consequentemente, as vendas;

4 – Todas as plataformas digitais mencionadas são válidas para quem tem o objetivo de investir no comércio eletrônico. Elas exigem uma linguagem simples e direta;

5 – Não é aconselhável responder clientes com mensagens de áudio, só texto. Vale salientar que é preciso ter um cuidado especial com a ortografia;

6 – É importante que a empresa arquive as conversas com os clientes, uma vez que as mensagens de texto trocadas servem como prova de que houve uma negociação feita pela internet;

7 – Ainda nas redes sociais, é preciso falar sobre os procedimentos de higienização adotados pelos micro e pequenos negócios para garantir a segurança dos funcionários e dos clientes, com o objetivo de impedir a expansão do novo coronavírus. Tudo, óbvio, deve ser cumprido de fato, principalmente no ato da entrega;

8 – Durante a pandemia, as redes sociais são uma alternativa para os micro e pequenos negócios. Entretanto, se a empresa crescer muito, é hora de apostar em um e-commerce para atender à demanda.

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