Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Dicas para manter a produtividade no home office durante o surto do novo coronavírus

18 mar 2020 | Notícias

Por Redação

Por causa do aumento do número de infectados pelo novo coronavírus no Brasil, algumas empresas, seguindo orientações do Ministério da Saúde, de evitar aglomerações, aderiram a política de trabalho remoto, o chamado home office. A estratégia, contudo, exige uma readaptação dos gestores e dos colaboradores, que devem manter a disciplina e a produtividade.

LEIA MAIS >> Como se prevenir do coronavírus sem entrar em pânico

Governo do Ceará lança Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus; Foco será nos grupos de risco

Em home office, explica o coach Felipe Villaça, as pessoas costumam ficar mais relaxadas, uma vez que o cérebro está sempre trabalhando para manter a pessoa na zona de conforto, o que torna o processo mais desafiador.

“Às vezes, chega uma visita, você faz um intervalo e entra no ‘buraco negro’ das redes sociais, e não tem ninguém para lhe trazer de volta. Você responsável pela autoliderança”, pontua.

O professor de Direito e juiz George Marmelstein destaca que é necessário identificar os picos de produtividade, um dos princípios básicos da gestão do tempo. No período que o funcionário usava para o deslocamento de casa para a empresa e vice versa, ele pode fazer algo que contribua para o desenvolvimento intelectual.

“Pode ouvir um podcast, um audiolivro. É interessante produzir o máximo nesse período e não ficar desesperado em outros momentos que você não consegue produzir. É normal que a mente canse”, salienta.

  • Saiba algumas dicas que podem ajudar na produtividade, na organização durante o trabalho home office:

Colaboradores

1 – Mude a roupa. Se possível, vista-se como se fosse para a empresa, mesmo estando em home office. Do contrário, você não produzirá como deveria.

2 – Não trabalhe em ambientes de descanso. Isso pode comprometer a produtividade.

3 – Gerir o tempo é importante. Para produzir de forma saudável, também é preciso descansar. Mas, ele deve ser cronometrado. É preciso ter cuidado com o autoboicote, disfarçado uma procrastinação.

4 – Respeitar a jornada da empresa. Interessante começar e terminar o expediente no mesmo horário. Manter a rotina vai ajudar mais. Se encarar esse momento como férias, a sua produtividade vai cair, e vai demorar a se readaptar quando voltar à empresa. Use uma agenda para programar o dia.

5 – Organizar o roteiro do dia seguinte. Isso alivia a mente, diminui a ansiedade. Passa a sensação de dever cumprido. Você terá um direcionamento.

6 – Mantenha contato virtual com os seus ciclos sociais, com as pessoas da sua empresa, com os seus amigos. Use isso de uma forma positiva, mesmo em quarentena. Importante para saber que você não está sozinho.

Líderes

1 – Tenha interesse de ajudar e cuidar dos liderados. Pergunte como está a família, empodere, fale da importância dele na empresa. Mostre que está consciente da situação e que precisa do mesmo deles.

2 – Entender que a pressão não está só os gestores, mas também nos liderados, que têm família e amigos, que podem estar preocupados com o surto da doença. Dessa forma, cuidado com a forma de falar.

3 – Respeite a carga horária do funcionários. Não envie mensagens antes ou depois do trabalho, ou durante ou almoço, por exemplo.

4 – Estabeleça metas diárias. Tenha uma forma de mensurar o trabalho deles. É preciso ter metodologias de acompanhamento.

5 – Não dê feedback negativo em público. No caso de home office, no grupo de WhatsApp.

6 – Mostre que está trabalhando. Liderança pelo exemplo é a mais eficaz. Do contrário, a equipe vai relaxar.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE