Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Como se prevenir do coronavírus sem entrar em pânico

16 mar 2020 | Notícias

Por Redação

Até esta segunda-feira (16), foram confirmados 234 casos de coronavírus no Brasil. No Ceará, chega a nove o número de pessoas infectadas com a doença que já atinge mais de 50 países. Diante de dados alarmantes, entrar em pânico não ajuda, sabia? Estocar álcool gel em casa também não. É o que apontam o médico infectologista Robério Leite e a psiquiatra Mara Crisóstomo, em entrevista ao Site MT.

De acordo com os especialistas, a maneira mais segura de fugir do coronavírus atualmente é adotar medidas preventivas e relaxar a mente, afinal de contas o pânico generalizado não contribui para nada. “O pânico é uma resposta extrema do organismo de se preparar para ‘luta e fuga’ diante de uma situação de perigo iminente. Este contexto resposta de luta e fuga, impede a tomada de medidas efetivas para resolução dos problemas’, explica Mara.

LEIA MAIS: Coronavírus: ações do Comitê Estadual focarão em grupos de risco, diz Dr. Cabeto

Pandemia ameaça produção das indústrias e balança comercial do Ceará

Para enfrentar a situação atual, ela enfatiza que é indispensável que as pessoas ajam o mais rápido possível:

“Evitar aglomerações, seguir os protocolos de higiene e acompanhar os informes dos profissionais e das instituições de saúde. E, em tempos de redes sociais, é muito importante evitar ouvir excessivamente vídeos, áudios e ler textos de fontes não confiáveis para não agravar a sensação de pânico”.

Higienização

A higienização frequente das mãos, segundo Robério Leite, é o primeiro passo para prevenir efetivamente a contaminação com o vírus. Esse processo, que deve ser repetido várias vezes ao dia, pode ser feito com água e sabão, abrangendo a limpeza de todas as áreas da mão – incluindo dedos, unhas, punho, palma e dorso.

Não há necessidade de usar álcool em gel em casa“, alerta o médico, que recomenda o uso do álcool gel apenas em ambientes externos onde há contato frequente com superfícies e outras pessoas. Por isso, não faz sentido estocar o produto nas residências.

Uso do álcool gel é recomendado para ambientes públicos. Foto: iStock

Em geral, indica Robério, deve-se evitar qualquer tipo de contato das mãos com superfícies estranhas. “Porque esse vírus respiratórios permanecem um tempo enquanto a superfície não for higienizada adequadamente”, diz.

Na hora de espirrar, por exemplo, a dica é cobrir a região da boca e do nariz com a dobra do cotovelo, ao invés da mão. Assim, diminui a probabilidade de contaminação, devido ao isolamento da região.

Evite multidões

Aglomerações devem ser descartadas. Visitas ao hospital, principalmente, podem ser totalmente virtuais. “Ir somente se for realmente necessário”, comenta.

Evite multidões e compromissos sociais que não sejam urgentes. Foto: iStock

E que tal trocar a ida ao restaurante por um delivery? Se esta for a sua opção, Robério lembra que é essencial higienizar bem as mãos após entrar em contato com os recipientes.

“Tudo indica que a gente vai enfrentar um aumento de casos no Ceará e no Brasil como um todo. É importante que se adote o máximo de precaução para que o excesso de demanda do serviço de saúde não seja ultrapassado de forma que ele entre em colapso”, conclui.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE