Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Em outubro, Fortaleza recebe congresso da Sociedade Brasileira de Cefaleia

9 out 2023 | Notícias

Por Redação

O evento é realizado pela segunda vez na capital cearense

O neurologista João José Carvalho é o presidente do congresso (Foto: Reprodução/Instagram)

De 26 a 28 de outubro, Fortaleza receberá a 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Cefaleia, no Hotel Gran Marquise, que reunirá cerca de 90 especialistas em cefaleia do Brasil e do mundo para compartilhar conhecimentos, pesquisas e experiências. O evento é realizado pela segunda vez na capital cearense.

LEIA MAIS >> O que é a ferramenta de scroll no meio digital e como ela afeta a saúde mental?

Saiba onde aprender Libras em Fortaleza

“Nossa programação científica foi cuidadosamente elaborada para proporcionar a todos uma experiência verdadeiramente transformadora, abordando os mais recentes avanços no entendimento da fisiopatologia, no diagnóstico e tratamento de pacientes com cefaleias”, comenta o presidente do congresso, o neurologista João José Carvalho.

O congresso contará com nomes de destaque como Mário Peres, presidente da International Headache Society (IHS), e Alan Rapoport, professor clínico de neurologia na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Enxaqueca

Segundo o médico, a dor de cabeça é o segundo maior agravo de saúde da humanidade, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa dor pode se manifestar de forma primária, quando ela é a própria doença, como no caso da enxaqueca, ou de forma secundária, como um sintoma de alguma outra doença. 

Muitas vezes confundida e menosprezada, a enxaqueca é a mais comum e mais incapacitante cefaleia, comprometendo a qualidade de vida e trazendo graves complicações quando não tratada de maneira adequada. Só no Brasil atinge mais de 30 milhões de pessoas e, no mundo, 1 bilhão, conforme dados da OMS.

“Hoje, estima-se que 360 mil pessoas na grande Fortaleza sofrem de enxaqueca”,

afirma Dr. João José Carvalho.

A enxaqueca, ainda segundo o médico, é uma doença biológica, genética e hereditária, mas que pode ser tratada. “Hoje, a gente sabe que enxaqueca não tem nada a ver com estresse, comida e bebida, por exemplo […] A moderna compreensão das dores de cabeça faz com que um bom percentual de pacientes possa fazer um tratamento e, praticamente, bloquear essas crises, melhorando a qualidade de vida”.

Serviço

37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Cefaleia

Data: 26 a 28 de outubro
Local: Hotel Gran Marquise (Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe)
Inscrições e mais informações no site do evento

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE